Uma remodelação com referência aos elementos históricos envolventes da habitação. Muito caracter e personalidade no projeto assinado pelo atelier EZZO.
Fotografias: João Ferrand
O projeto da Casa Flor, da autoria do arquiteto César Machado Moreira, começou por se tratar da remodelação de uma pequena casa antiga, com o objetivo de acomodar um único morador.
Para a intervenção foi contemplada renovação do piso térreo, a demolição do primeiro pavimento e colocação de um novo pavimento superior.
A geometria, orientação e tamanho da construção foram, desde logo, definidas pelas restrições do terreno, uma vez que o edifício estava implantado numa zona inclinada.
Os vários edifícios têm os telhados inclinados pelo que a honestidade de materiais e detalhes fez-se manter. Motivo pelo qual o projeto do novo edifício faz alusão aos elementos históricos presentes na sua envolvente.
Lá dentro, os espaços pretendiam-se contemporâneos e fluídos, com maior flexibilidade e relação entre zona de estar, jantar e cozinha.
Duas escadas garantem ainda a ligação entre piso superior, (onde se encontra o quarto e zona de estudo), e inferior com a zona social da casa.
A relação entre o edifício e a rua resulta num casamento perfeito entre a história que o seu contexto conta e a contemporaneidade de quem a habita nos dias de hoje.