Por a 22 Abril 2021

Os espaços pequenos obrigam a grandes ideias e maiores planeamentos. Mas nem por isso o seu resultado fica atrás das  divisões generosas. Ora veja os exemplos que reunimos para si!

Fotografia de destaque: Ricardo Junqueira

Tal como os restantes espaços da casa, as casas de banho devem ser cuidadosamente projetadas, sobretudo sempre que envolvem obra de antemão.

PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Cada recanto deve ser pensado ao pormenor tendo na sua base decisões como: banheira ou base de duche? Porta de cabine, resguardo fixo ou cortina?

E o móvel de lavatório, prefere com portas ou gavetas? Se calhar ficava mesmo bem era apenas uma coluna de lavatório… Suspenso também funciona, fica visualmente menos pesado. Os próprios lavatórios podem ser de pousar ou embutidos.

Quantas paredes tem disponíveis na ‘nova’ casa de banho? Existe espaço para seca-toalhas e toalheiros de parede? Pode sempre optar por toalheiros de pé.

E o bidé é imprescindível ou bastará um kit higiénico?

Enfim, como vê, existe todo um mundo de decisões a tomar, que no fundo, são resposta a estas e outras questões. Todas elas a ser tomadas em consideração no momento de planear uma casa de banho, por mais pequena que seja.

ESTÉTICA E ESTILO

Só depois de esclarecidos os pontos referidos acima faz sentido debruçar-se em questões estéticas e de estilo. Definir um estilo pode revelar-se importante por uma questão de harmonia, ajudando a ser coerente e não conter excesso de ruído.

É, finalmente, aqui que pode dar um bocadinho mais de asas à imaginação. Como por exemplo, ponderar se pretendemos revestimentos totais em cerâmica? Ou algumas paredes apenas pintadas de cores inesperadas?

A nossa sugestão de forma a dar maior personalidade a estes espaços pequenos é apostar em papel de parede e nas texturas.

ILUMINAÇÃO

Não deixe nunca de pensar na iluminação. Mesmo que opte por uma solução geral, ao centro do teto, o espaço poderá sair mais valorizado com uma sanca iluminada ou algum candeeiro suspenso junto ao espelho. Também os apliques de parede funcionam lindamente!

DETALHES

Aqui o tamanho não importa. Mesmo pequena, a sua casa de banho pode ficar na memória, e criar um ponto de interesse pode ser o suficiente para a tornar inesquecível. Os espelhos são uma boa forma de o conseguir… Além do bónus extra de tornarem o espaço visualmente maior pois ajudam a criar profundidade.

Boas inspirações, e remodelações se for caso disso!

0
Would love your thoughts, please comment.x