Por a 9 Fevereiro 2021

O reduzido apartamento, localizado num bairro de Paris, num edifício dos anos 60, foi alvo de uma simpática remodelação, ampliando-se o espaço e abrindo-se e explorando-se as superfícies de circulação.

Projeto: Match, bureau d’architecture / Fotografia: Antoine Bonnafous / segundo a memória descritiva, via Archdaily

A antiga cozinha, a entrada e a sala de estar foram unidas, criando-se um espaço generoso que aproveita ao máximo a exposição solar sul do apartamento.

A colocação de uma cortina na sala de estar cria um espaço flexível que pode oferecer um ambiente adicional ao apartamento: um espaço de escritório ou um quarto extra.

As paredes originais do quarto e da casa de banho foram substituídas por uma grande estrutura de vidro em toda a largura do apartamento, proporcionando uma sensação de profundidade e continuidade entre os espaços.

O vidro transparente do quarto dá lugar a um vidro opaco na casa de banho.

Por sua vez, esta foi pensada de forma a ser acessível diretamente a partir da sala de estar, permitindo uma circulação fluida entre os diferentes espaços do apartamento.

A retrete ficou escondida atrás de uma cortina que se encaixa na continuidade do revestimento.

A intervenção, contemporânea, respeitou o preexistente. Todos os elementos funcionais em boas condições foram preservados: o chão em mosaico e os armários originais foram restaurados. O teto em cimento aparente foi exposto, e as vigas de madeira à vista, o que lhe confere um caráter de união.

0
Would love your thoughts, please comment.x