Por a 2 Fevereiro 2021

Fotografia: José Manuel Ferrão Produção: Amparo Santa-Clara

Viver, na boa!

Há coisas que não se explicam. Há sensações que não são possíveis de descrever por palavras, mas vou tentar. Sabem aquele sentimento de entrar num espaço e sermos bem recebidos? Não só pelas pessoas da casa, mas pelo ambiente físico das quatro paredes, dos elementos que a compõem. Um sentimento de conforto, estranhamente familiar, como se já fôssemos parte da mobília da casa. 

Nesta casa, é assim, tal e qual. Sentimo-nos integrados no ambiente familiar e convidativo, pela luz, da forma como domina e habita a casa, pelas peças que são tão deles como nossas.

Um sentimento de pertença. 

Será da decoração? Será só da luz? Desconfio que seja um conjunto de ambas e, claro, da simpatia da proprietária. 

A decoração tem um papel importante, sim, porque imprime a personalidade e maneira de viver da dona, mas, acima de tudo, tem um papel focal na nossa descodificação do seu modo de vida, e aqui o modo é: cool living.

Uma forma de estar simples, descontraída, mas com peças com história familiar, que marcam um percurso de vida, mas nada de muito sério, nada de muito sisudo, só boas energias, um sorriso na cara (da proprietária) e uma forma de estar invejável. 

De espaço para espaço, a vida transpira, o mote decorativo é coerente, numa casa com uma base clássica, com tábua corrida em alguns espaços e o chão em taco espinhado noutros, como é o caso do quarto. 

Espaços depurados, com poucas peças, mas com um ADN similar nas várias áreas da casa, com um forte teor de organização espacial e um projeto de iluminação bem pensado, para que várias zonas da casa estejam iluminadas de forma focal. Como é o caso da sala, onde existem vários pontos de luz. 

Mas nesta casa existe um sítio especial, o coração da casa, o meio. O pátio exterior que dá luz e vida à sala, que dá amplitude e força.

Um espaço especial, onde podemos tirar o máximo de partido do exterior, e onde podemos estar ligados ao interior.

Um espaço para verão e inverno! Para todas as alturas. Tal como no resto da casa o lema é simples, cool living, sempre. Viver, na boa!

0
Would love your thoughts, please comment.x