Por a 28 Janeiro 2021

Com vista para o mar Aegen e rodeada pela paisagem selvagem e seca de Sikinos, a casa, em tempos uma residência tradicional, exibia uma dimensão e estrutura que a elevam a uma categoria superior. Agora restaurada, pela mão do coletivo Kapsimalis Architects.

Arquitetura: Kapsimalis Architects / Fotografia: Yiorgos Kordakis

A intervenção arquitectónica visou a preservação absoluta da sua forma original (sala comum generosa, dois quartos ao fundo e outros dois nas laterais) e do espaço interior sem qualquer alteração da sua identidade.

A entrada em arco no lado sul do terreno conduz a um pequeno e estreito pátio ajardinado que serve a área de estar comum da casa.

O teto alto, com vigas de madeira toscas, separadas por um arco, estende-se às sala de estar e área de jantar.

Quarto principal com closet e casa de banho.

Dois quartos mais pequenos com vista para o jardim da frente, voltado a noroeste e ligados entre si por uma porta em arco perfurada.

Do lado esquerdo da área comum, uma passagem estreita e alta conduz à cozinha e ainda ao quarto de hóspedes e respetiva casa de banho.

O quarto de hóspedes está num patamar mais elevado e tem um pátio protegido rodeado por grossas paredes e uma pequena arrecadação.

O quintal principal da casa tem acesso apenas interno pela área da cozinha e está organizado em diferentes níveis.

O percurso de pedra conduz às várias horta (limoeiros, aromáticas, etc.).

A geometria e a estrutura do espaço interior foram ligeiramente reajustadas, melhorando a ligação entre as divisões, tornando a casa mais funcional.

O espaço exterior e os jardins reorganizaram-se no que diz respeito ao plantio e às zonas de descanso.

O pavimento foi reconstruído com reboco liso de cimento em castanho terroso, as paredes levaram uma cor branca que evidencia a passagem do tempo e o teto de vigas de madeira e pedras ficou agora exposto.

O mobiliário da casa é uma combinação de antiguidades, móveis feitos à mão e peças modernas.

SOBRE

Kapsimalis Architects é uma empresa de arquitetura com sede em Santorini (Grécia). Fundada em 2012 por Alexandros Kapsimalis e Marianna Kapsimali, tem levado a cabo projetos que vão desde casas particulares, espaços comerciais e culturais a complexos hoteleiros de maior escala, amplamente publicados na imprensa internacional.
“Consideramos que cada solução arquitetónica está relacionada com a envolvente e é por ela formada de forma harmoniosa ou conflituosa ou totalmente distinta. As diferentes características, condições e desafios do lugar são a centelha que conduz cada vez a diversas formas arquitetónicas. Gostamos de ​​saber de que forma os edifícios podem tornar-se partes integrantes da paisagem”.

0
Would love your thoughts, please comment.x