O coletivo Yakusha lança um novo olhar sobre a cultura mística ancestral na Paris Design Week 2020 com o lançamento de Domna, uma senhora poltrona.

Imagens cedidas

No território da atual Ucrânia, há muitos, muitos anos, habitou uma civilização genial de inventores, tendo sido a maior ocupação na Europa do 4º milénio AC, uma cultura famosa pela cerâmica, edifícios circulares e o culto à mulher.

Victoria Yakusha

O poder e a beleza da mulher são, por isso, o tema central da poltrona Domna, projetada pelo estúdio de design multidisciplinar Yakusha, fundado pela arquiteta e designer Victoria Yakusha em 2006 ( Kiev, Ucrânia).
Apresentada na Collectible 2020 no âmbito da Paris Design Week, a poltrona Domna é uma reminiscência do projeto de uma escultura de cerâmica antiga da deusa Trypillian. As suas formas e curvas femininas, tão suaves, aludem à personificação da Mãe Terra, aquela que dá vida e protege.

“Domna é o meu manifesto de design feminino moderno ucraniano com uma forte ligação às nossas raízes culturais. A peça prossegue a filosofia do nosso estúdio de design. Reinterpretamos símbolos culturais. Passamos a história em revista”, disse Victoria Yakusha, a respeito da poltrona.

O principal material de construção para aquele povo era o barro, sendo conhecidos os vários utensílios feitos com este material, bem como esculturas de Vénus e até mesmo casas. 

“Domna” é a palavra antiga para “fogão” e personifica o calor de uma casa. Feito para servir como o amuleto, objeto protetor, que enche uma casa de espírito vivo. A poltrona Domna foi vista na Paris Design Week na cor do barro, mas a peça pode ser produzida em todas as cores da natureza.

A RETER

Morada: Avenue du Prince d’Orange, Uccle, Belgium
E-mail: [email protected]
Telf.: +380 731 618 019 / 93 836 4129

 www.yakusha.design