Por a 1 Dezembro 2020

A empresa de design interdisciplinar Johnson Chou Inc. (Canadá) recebeu recentemente o prémio ‘Interiors: Residential 2020 AZ’ da AZURE Magazine com o projeto ShadowBox.

Fotografia: A-Frame Studio

“Com uma orientação conceptual, a ShadowBox, foi projetada de forma pura e unificada. A atmosfera interior da casa é distinta e extrema”, assim descreve Stephanie Davison do coletivo Davidson Rafailidis (membro do Juri de 2020)

Johnson Chou

ShadowBox é uma exploração da essência da arquitetura. Permite o testemunho da passagem do tempo, captando o jogo indescritível de luz e sombra, e promove uma sensação intensificada de movimento através de várias escalas espaciais e experiências.

Tal inclui a expansão e compressão de espaços de altura simples, dupla e tripla e por via da interligação de elementos internos, como pontes e escadas.

Johnson Chou

A casa está configurada para captar os efeitos de luz e sombra em constante mudança, em várias áreas da residência.

Johnson Chou

As sombras projetadas no interior revelam a justaposição entre a permanência da arquitetura e o efémero do natural.

Johnson Chou

A casa foi pensada como um instrumento de valorização da profunda efemeridade do tempo. As paredes internas são como uma tela em branco guardando as sombras das formas abstratas e o movimento, por exemplo, das árvores que balançam ao vento, projetando o ambiente externo para o interior. Como um relógio de sol reverso, feixes de luz circulam pelas paredes e pelo chão da casa.

O momento é hipnotizante, cinematográfico, fugaz; num instante, as sombras transformam-se ou desaparecem completamente.

Localizada na área de Upper Beaches de Toronto, a residência fica de frente para uma estrada movimentada e às vezes cacofónica e, como resultado, as aberturas externas foram minimizadas reduzindo-se a uma única janela de faixa horizontal.

A entrada da residência fica no ponto médio do prédio, acedido por uma via lateral. O foyer de entrada está localizado entre as áreas de jantar e cozinha / área de pequenas refeições.

A orientação leste-oeste do edifício permite a entrada da luz da manhã à hora do pequeno-almoço e a da luz da noite àhora do jantar.

A partir da cozinha térrea, a sala de jantar tem pé-direito duplo e a sala de estar tem pé-direito triplo, invocando uma sensação de expansão ou compressão à medida que se flui pela casa.

O AZ Awards é a competição internacional de arquitetura e design da AZURE, que reconhece excelência e inovação e apresenta os melhores projetos, produtos e ideias do mundo. Para selecionar os 20 vencedores, o júri do AZ Awards de designers internacionais de destaque escolheu um conjunto recorde de 1.241 inscrições – e 68 finalistas do prémio.

ShadowBox também foi reconhecido com o Prémio Valor do Design 2020 (VODA) por Designers de Interiores do Canadá, um Prémio Internacional de Design 2019 (IDA), e como finalista do Prémio de Excelência Global 2019 da International Interior Design Association (IIDA).

Créditos do Projeto

Empresa: Johnson Chou Inc., Toronto, Canadá.
Equipa: Johnson Chou e Silke Stadtmueller com Andrew Harris (Ardec Group), Dario Gallo (MAF Industries), Stephen Bazay (Bazay Blacksmithing), Andrew Moretti (RFP Design Group), Traian Sandru (Lumina Sales / Eurolite), Bob Westcott (RJW Empresas), Vicky Diab (Willis), Dave Kennedy (pintura Kenella), Dave Marcus (cozinhas AyA), Kaz Stachelek (Robert Design Group) e Ira Idzkowski (Torcon).

Sobre Johnson Chou Inc.

Desde 1999 que o atelier de Johnson Chou Inc. abraça a prática interdisciplinar abrangendo design arquitetónico e industrial, móveis e interiores, identidade gráfica e comunicações corporativas – um corpo de trabalho caracterizado por explorações conceptuais de narrativa, transformação e multiplicidade. Embora a busca pelo elementar seja o aspeto definidor do diverso, embora seja um corpo de trabalho consistente, elementos de drama e engagement em níveis de experiência intelectual, emocional e fisiológico exemplificam os projetos da empresa.

Os projetos premiados e internacionalmente reconhecidos da empresa incluem os escritórios da Grip Limited e Zulu Alpha Kilo, escritórios centrais da Red Bull Canadá e residências privadas em 10 condomínios, Bellair e Candy Factory.

0
Would love your thoughts, please comment.x