Por a 3 Novembro 2020

Remodelar uma casa nas montanhas Dolomitas no norte de Itália foi um desafio amplamente superado pela jm architecture.

Fotografia: jm architecture

A ideia de remodelar esta casa nas montanhas situadas junto à fronteira entre o norte de Itália e a Áustria, começou por uma situação de desconforto por parte dos proprietários.

A construção original da habitação apresentava uma entrada enorme com todas as outras divisões a desenrolarem-se à sua volta. Tal distribuição obrigava à passagem pelo hall de uma forma sistemática sempre que mudavam de divisão.

No piso térreo, as dimensões da cozinha, sala de estar e de jantar,  não eram proporcionais ao tamanho da casa, com o grande inconveniente adicional de não permitir a entrada de luz natural suficiente. Por esta razão, a equipa da jm architecture – que assinou o projeto de arquitetura – optou por demolir inteiramente o piso térreo, desenrolando-se depois disso um novo interior com uma espécie de “parede envelope”, de vidro, que funciona como única separação entre os diferentes espaços, nomeadamente entre interior e exterior. A interação entre espaços acontece graças às novas portas deslizantes.

Alguns pequenos volumes foram adicionados em torno da casa por forma a estender a entrada e aumentar a sala de família que integra agora zona de jantar, relaxar e área de estudo.

Para permitir a máxima entrada de luz em cada divisão, também a fachada foi substituída  por uma estrutura customizada e desenhada pelo gabinete de arquitetura.

Devido às baixíssimas temperaturas durante o inverno, teve de se pensar numa solução de aquecimento que é a combinação entre pavimento radiante e lareiras, de interior e de exterior.

Foi também dada uma especial atenção a todo o equipamento de vídeo e som o que inclui a instalação de caixas de som ocultas, dentro das paredes e tetos, nas diferentes áreas da casa.

Quase tudo foi personalizado, com um design customizado, da cozinha, às mesas, secretárias, armários, sofás ou lareiras.

No exterior, não podemos deixar de referir o deck de madeira em torno da habitação que acompanha diferentes áreas de lazer, incluindo a sedutora plataforma de jacuzzi com vista para a montanha!

0
Would love your thoughts, please comment.x