La Grande Percée pelo Atelier de Pierre Thibault assume a forma de um gesto grande e esbelto que evoca a leveza das construções sobre palafitas à beira-mar.

Prémios: Architecture Excellence Award 2019 – Residencial unifamiliar em ambiente natural

Na Serra de Grândola, a casa da Fontinha desenha-se no equilíbrio entre a criação de uma casa pátio, centro protegido de relação com o céu, e a abertura à vista de mar. A topografia é forçada, protege-se da estrada e rasga-se o volume sobre a vista. O limite desenha os espaços e as suas transições. Espaços volumétricos, altos, habitados por construções que definem funções e atmosferas. Pelo coletivo Sia Arquitectura.

Aninhado numa encosta de floresta, este pequeno refúgio abre-se para uma vista ocidental das Montanhas Olympic e de Puget Sound (EUA). O deck de ipê desliza de dentro da cozinha para um prado, o sul, separado apenas por grandes portas de vidro que estendem a sensação de interior diretamente para o exterior. Projeto de MWWorks.

Grande e protegida o suficiente para a paisagem florescer por dentro, a Longhouse, por Partners Hill, reconcilia o desejo dos seus proprietários de estabelecer uma casa rural boutique, escola de culinária e casa com uma propriedade existente em Daylesford, Victoria. As investigações iniciais do local revelaram uma população local de fauna em pastagem, condições climáticas hostis, chuvas esporádicas e profundidades de plantio rasas. Prémios: 2019 The Robin Boyd Award for Residential Architecture – Casas (novas) /2019 Casa Australiana do Ano, Houses Awards

Sandy Point House, nas dunas costeiras a leste de Victoria, é uma casa de férias para uma família que tem uma longa associação com a modesta vila à beira-mar de Sandy Point. Quase três horas de Melbourne, esta casa foi projetada não tanto para fins de semana, como para estadias prolongadas – no verão e no inverno. A casa é construída principalmente a partir de madeira adequada ao seu cenário propenso a incêndios florestais, projetada para acinzentar e ser camuflada em seu ambiente indígena. A aspiração subjacente do projeto é fazer uma casa que reflita e amplie uma conexão genuína com o lugar que evoluiu ao longo de gerações de férias em família. Por Kennedy Nolan.

Amangirini Resort & Spa, por Studio Rick Joy, um santuário no deserto, em Canyon Point, a sul de Utah (EUA). A personalização das aventuras sob medida e das atividades culturais, com um Spa Aman de 2322 metros quadrados com pavilhão aquático, sauna, banho turco e pavilhões particulares externos.

A Meadow House fica numa vila tranquila em Essex. O belo local, na extremidade da vila, pediu uma abordagem em que a paisagem fosse a principal protagonista, para que a casa e o local fossem considerados como um só. Por Strom Architects.