Por a 30 Julho 2020

O coletivo de arquitetura Menos é Mais assina o projeto desta residência privada, assente na necessidade de defender o construído dos ventos fortes de noroeste e abri-lo o mais possível para a paisagem.

Projeto: Menos é Mais / Fotografia: João Morgado / Segundo a memória descritiva

A casa implanta-se numa encosta com vistas sobre o vale de Afife, lugar caracterizado pela forte continuidade entre a serra íngreme e o plano horizontal do mar. A casa procurou defender-se o mais possível dos ventos fortes de noroeste e abrir-se o mais possível para a paisagem. A solução destas duas premissas iniciais traçou o caminho do projecto.

O programa exigia um só piso para a distribuição dos espaços. A solução procurou sintetizar a intervenção através da construção de uma plataforma de nível na encosta, tirando partido dos ajustes com a topografia para criar dois momentos: o negativo, que corresponde aos espaços de apoio exteriores e ao volume da piscina; e o positivo, que corresponde a três volumes dispostos em “u” que resolvem o programa pedido.

O volume central incorpora no seu limite dois alpendres, o da entrada e o do pátio. Entre eles e a eixo fica um amplo espaço de recepção que distribui o acesso para o volume Nascente, onde se localizam os espaços sociais, e para o volume oposto, a Poente, onde encontramos os espaços privados. Entre os dois momentos, o negativo e o positivo, encontra-se o pátio: espaço protegido, espaço unificador de relações visuais, formais e funcionais.

Os materiais e a forma procuraram desde o início a elementaridade e a contenção de meios. Para isso, optou-se por um só material de revestimento para o exterior, o xisto, e um só material de revestimento para o interior, placas de gesso cartonado.
Quanto à forma dos volumes, correspondem ao espaço interior. No início eram mais puras mas com tantos ajustes à realidade é quase impossível não sofrer contaminações.

FICHA TÉCNICA

Projecto: 2006-2010
Construção: 2010-2012
Localização: Afife, Viana do Castelo, Portugal
Área: 575 m²
Arquitectura: Francisco Vieira de Campos
Equipa de Projeto: Cristina Maximino, Pedro Azevedo, Mariana Sendas, Adalgisa Lopes, Joana Miguel
Fotografia: João Morgado

0
Would love your thoughts, please comment.x