Por a 10 Julho 2020

Com arquitetura do Atelier Barda, a Portland Residence é uma casa de pedra histórica, localizada na cidade de Mount-Royal (Canadá), uma “cidade modelo” construída no início do século XX. O escritório de arquitetura Atelier Barda renovou completamente esta casa e criou uma coleção de móveis personalizados através da sua nova divisão Foraine par Atelier Barda.

Fotografia: Alex Lesage, Threefold / Atelier Barda

A intervenção aos arquitetos aborda a renovação de todos os espaços da casa de três andares, e a adição de uma extensão na parte de trás. Foram considerações importantes no redesenho a localização da casa, no coração da cidade, o jardim e o desejo de respeitar o valor patrimonial do ambiente construído ao redor.

A área de estar principal no piso térreo tem um layout aberto que o diferencia dos andares superiores. O layout orignal da residência, excessivamente compartimentado, foi reconfigurado para permitir uma circulação fluída e intuitiva.

Um bloco de arrumação, central, em torno do qual a vida familiar acontece, foi projetado na forma de uma caixa retangular preta ligando hoje os diferentes níveis.

Inclui um armário e lavabo social, além de utensílios e equipamentos de cozinha e dá acesso às escadas e a uma estante. Também serve como uma transição entre os espaços privados (casas de banho, quartos) e áreas comuns (sala de estar, hall de entrada, cozinha, sala de estar), libertando assim o espaço periférico para uso dos seus ocupantes. O acabamento em carvalho antracite contrasta com os tons claros do resto do espaço.

Os materiais selecionados para o projeto ajudam a criar uma atmosfera suave. O parquet em carvalho oleado natural e molduras limpas garantem um equilíbrio elegante entre as características originais da casa e os novos elementos arquitetónicos.

As superfícies curvas não são apenas uma referência às características arquitetónicas originais da casa; estas também promovem uma transição fluída entre os espaços.

Nas traseiras da casa, uma série de paredes-cortinas de vidro foram adicionadas, proporcionando uma visão desobstruída do jardim e filtrando a luz natural difusa por todo o piso. Elementos de aço preto fino ocultam um sistema de isolamento térmico de alto desempenho adaptado ao clima desafiador da região.

O novo design libertou o espírito do edifício das suas restrições originais, dando-lhe uma nova expressão, num ambiente clássico e contemporâneo.

Os detalhes arquitetónicos interiores, notáveis, ​​incluem materiais cuidadosamente selecionados, paredes curvas e elementos personalizados.

Na sala de estar, um icónico sofá da Sede fica em frente à lareira, ajudando a hierarquizar o espaço e orientar o movimento. Por toda a casa, há móveis de estilo clássico em carvalho antracite sólido (mesa de jantar, banco, mesa de café, mesas de apoio, mesas de cabeceira). Todas as peças foram projetadas por Foraine par Atelier Barda.

Para o último destinaram-se os quartos e um escritório. Nas casas de banho, o clássico acabamento em gesso e tadelakt, com bancada e piso de mármore, imprime um ambiente tranquilo. A clarabóia acima da escada permite que a luz natural abundante chegue até aos quartos.


Sobre Foraine par Atelier Barda

Fundada por Cécile Combelle e Antonio Di Bacco em 2017, a Foraine par Atelier Barda é o braço de mobiliário do escritório internacional de arquitetura de Montreal. A equipa é composta por pessoas de várias origens que trabalham juntas para combinar vocabulários tradicionais e contemporâneos, explorando livremente usos e materiais.

Desde o desenvolvimento inicial do conceito até à fase de produção, cada coleção híbrida é moldada por uma abordagem integrada e por meio de conversas contínuas com artesãos locais. O resultado é uma elegância intemporal, discreta, expressa através de peças sob medida e de edição limitada.

Equilibrando intuição, emoção e detalhes exatos, os designers impregnam cada projeto com referências extraídas das suas próprias histórias pessoais e partilhadas, além do seu conhecimento e experiência.

0
Would love your thoughts, please comment.x