Por a 2 Junho 2020

No último andar de um prédio dos anos 40, este apartamento muito comprido, com janelas em forma de arcos semicirculares, foi alvo de uma remodelação.

Fotografias: ©José Hevia / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

A casa está localizada no Paseo Lluís Companys, em Barcelona, ​​num prédio de 1940 cuja fachada cumpre os critérios clássicos de composição. A intervenção do coletivo Arquitectura G está localizada no piso superior, onde as janelas deixam de ser quadradas e assumem a forma de arcos semicirculares, coroando o edifício.

Tal pode ser uma desculpa, ou talvez uma aproximação ao ato da reabilitação. Mas servem para organizar e dar ritmo a um apartamento que se caracteriza por ser muito longo, onde as suas três fachadas usufruem da luz natural e organizam todo o programa em torno de uma espessa fachada interior, que transforma os arcos em abóbadas.

O esquema otimiza a passagem dos cabos de eletricidade, A/C e água, fornece espaços de arrumação a todos os compartimentos e contém uma lavandaria, módulos altos de cozinha e um WC. Ao mesmo tempo, relaciona a intervenção com o preexistente e transforma a fachada externa no resultado do que acontece no interior.

Os espaços são interligados de maneira generosa, graças ao uso de portas duplas que enfatizam que cada um mantém um relacionamento próximo com o adjacente. Longitudinalmente, portas duplas e janelas internas oferecem a possibilidade de visualizar a fachada principal na parte traseira.

Os espaços de uso comum, a sala de estar / jantar / cozinha, encontram o seu lugar numa extremidade e os quartos na outra. As casas de banho e o lavado foram agrupados numa peça, que funciona como um filtro e, ao mesmo tempo, como uma junta esférica para os quartos da casa. Pode ser convertida numa grande área de banho e lavado social ou em duas casas de banho separadas e em um lavado separado, oculto.

Dois quartos infantis orbitam em torno do WC, um deles ocupado temporariamente por almofadas, dando origem a uma sala de jogos, quarto de hóspedes ou sala de TV. Toda a intervenção funciona entre o monumental e o doméstico, sem esquecer os aspectos básicos de qualquer remodelação no campo da habitação.

FICHA TÉCNICA

Arquitetos: ARQUITECTURA-G
Cliente: privado
Local: Barcelona
Área construída: 140m²
Ano do projeto: 2015
Ano de construção: 2016
Fotografias: ©José Hevia
Jardinagem: Buena Planta

0
Would love your thoughts, please comment.x