Por a 30 Junho 2020

Em Surat, Índia, o coletivo Sanjay Puri Architects, assina o projeto habitacional com 126 apartamentos distribuídos em seis edifícios de 11 andares cada. Planeados em três tamanhos diferentes, estes apartamentos de 750, 850 e 950 m² são configurados com amplas áreas de estar, 5 quartos, um estúdio e um ginásio.

Fotografia: Abhishek Shah / segundo a memória descritiva

Localizados num terreno de 29.600 m² na cidade de Surat, na Índia, com uma limitação de altura de 40 metros, os edifícios são dispostos ao longo do perímetro do local, criando um grande jardim, e ponto focal, de 13.000 m².

Todos os movimentos dos veículos são restritos ao perímetro, juntamente com um estacionamento no subsolo, o que faz com 80% da parcela de terreno seja espaço livre de carros ou motas.

A grande área paisagística ergue-se em planos angulares, revelando um clube recreativo parcialmente subterrâneo, com instalações de entretenimento e desportos protegidas do aumento de calor e abertas simultaneamente à ventilação e luz naturais.

Os apartamentos foram planeados para facilitar a ventilação cruzada e estão protegidos por grandes deques em equilíbrio que atenuam o ganho de calor em resposta ao clima do local. As temperaturas são superiores a 35° C durante oito meses, na cidade de Surat.

Cada um dos edifícios tem 11 metros de altura, com dois apartamentos em cada andar e penthouses no 11º andar.

O amplo espaço paisagístico gerado pelo layout foi planejdo com numerosas instalações desportivas e áreas diferentes destinadas a diferentes faixas etárias.

Projetado em resposta ao resumo do cliente, à localização e ao clima da cidade, o Excellenseaa 126 cria um microambiente sustentável.

O amplo paisagismo com árvores, plantas e corpos d’água ajuda no arrefecimento passivo. As grandes saliências e deques ao ar livre de cada apartamento contribuem para a redução do calor ao mesmo tempo que adicionam espaços externos individuais.

A reciclagem de água, a recolha de água da chuva, o tratamento de esgotos e os painéis solares contribuem para reduzir a pegada de carbono e tornar o projeto auto-suficiente.

As variadíssimas atividades desportivas e de entretenimento são complementadas por instalações para conferências, um supermercado, uma sala médica, uma lavandaria e instalações para funcionários.

FICHA TÉCNICA
Localidade: Surat, Índia
Nome do cliente: Happy Homes
Empresa de arquitetura: Sanjay Puri Architects
Área total de construção: 130.000 m²
Ano de início do projeto: 2017
Ano de conclusão do projeto: abril de 2020
Arquiteto principal: Sanjay Puri
EquipA de design: Kapil Merchant, Madhavi Belsare e Pooja Sampat

0
Would love your thoughts, please comment.x