Por a 12 Junho 2020

Da autoria do renomado estúdio de Arthur Casas, o apartamento RS goza de uma vista de 360º da praia de Ipanema e corresponde hoje às exigências do cliente. A premissa? Um espaço minimalista, mas também confortável e friendly, onde a família possa passar algumas temporadas e receber os amigos na cidade maravilhosa.

Fotografia: Filippo Bamberghi / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

A planta de 520m² foi redesenhada para que as divisões se posicionassem no perímetro da planta, e, a partir daí, aproveitar ao máximo o privilégio da vista. Nos ambientes predominam a estética minimalista e a composição de espaços vivos, acolhedores e simpáticos.

Neles é feita uma composição de móveis internacionais e nacionais – sendo alguns destes projetados por Arthur Casas, como a mesa de jantar Amorfa, o abajur Belly, e o aparador Willys.

Uma paleta suave, piso de pedra Travertino Navona e trabalhos de madeira e metal predominam na sala de estar – o toque de cor entre os tons neutros é dado pelo azul das cerâmicas, da poltrona Delfino e do quadro de Carlito Carvalhosa.

Nos quartos, a opção pelo uso de carvalho claro na marcenaria importa calor aos espaços. Ainda que não morem no local, há uma bem-sucedida tentativa de conciliar tanto a individualidade das áreas íntimas, quanto a grandeza do living, o lugar ideal para reunir os convidados.

A solução encontrada é uma porta de correr extensa e discreta, que assegura intimidade quando fechada e amplitude quando aberta. A mesma solução é aplicada no quarto do casal: a suíte pode ser aberta caso haja intenção em unificar os quartos.

O conceito de todos os espaços converge na valorização da vista para a paisagem natural do Rio de Janeiro, fator essencial e sempre evidenciado no desenho do projeto.

FICHA TÉCNICA

Projeto: Apartamento RS
Autor: Arthur Casas
Equipa: Alessandra Mattar, Victoria Chaves, Sabrina Aron
Construtor: IACL Interiores, Arq. Carlos Affonso Agapito da Veiga Consultores: Maneco Quinderé – lightdesign, NOISE Automação
Fornecedores: Móveis Clamom, Core, NPK, Guandu Mármores, Punto
Datas: 2016-2019
Área: 520m2
Localização: Av. Vieira Souto, Ipanema -Rio de Janeiro, RJ
Imagens: Filippo Bamberghi

0
Would love your thoughts, please comment.x