Por a 10 Junho 2020

No boulevard Haussman, um apartamento num edifício histórico recebe uma nova ‘pele’ de madeira que, como uma larga fita, circula e envolve as paredes ao longo de toda a casa.

Fotografia: Salem Mostefaoui / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

Este é um típico apartamento ‘haussmaniano’, com molduras no teto, parquet efeito espinha de peixe e uma varanda comprida e linear. A totalidade do conceito assentou na criação de um ambiente contemporâneo, em gizar um elemento leve que permitisse preservar todos os elementos históricos existentes, que conferem um caráter forte ao espaço, revelando novos usos e uma nova valorização do espaço, adequada aos seus habitantes do século XXI.

Tal foi o desafio dos arquitetos do coletivo Toledano Architects. A resposta é uma ‘fita’ de madeira que circula pelas paredes. Ao longo das suas curvas, a madeira é uma parede / escultura habitável, como uma instalação, que dissimula a entrada dos quartos e casas de banho, cria nichos para arrumação ou na cozinha.

A fita é mais baixa do que os limites máximos para manter ‘vivos’ os sinais do layout histórico. “Juntamente com o carpinteiro, criámos paredes inteiramente de madeira, cortadas a laser, até às superfícies curvas fabricadas com moldes. Todas as paredes foram pré-fabricadas e montadas na oficina do carpinteiro e depois remontadas no local, num dia. Foi um verdadeiro desafio. Também porque o orçamento era apertado”.

Os clientes são uma família jovem de três filhos e um bebé. O layout era bastante óbvio. “Libertei-me das restrições impostas pelas paredes divisórias originais, que decidimos demolir por completo, e molduras nos tetos, que preservámos, independentemente do formato das novas paredes divisórias de madeira”. De um lado fica a master suíte , com o quarto, casa de banho e closet abertos e, do outro lado, a área infantil, com um quarto e um WC.

As duas partes da faixa de madeira definem estas duas áreas do apartamento. No meio, o vazio cria tensões, mas também aberturas. Um corredor estreito separa a entrada dos amplos e espaçosos espaços comuns: a sala de esta, a cozinha e a sala de jantar.

Os materiais ao longo da fita de madeira são dobráveis, em tons naturais e, nos nichos, foiram empregues latão e travertino. No WC principal, a luxuosa ónix cinza mistur-se com a sensação jovem e descontraída da madeira compensada; na área infantil os materiais são brilhantes e divertidos, com resina branca e laranja. O teto é feito de policarbonato alveolar para fornecer luz natural e dar um toque divertido a todas as áreas atrás das paredes de madeira, exceto nos quartos.

Ano de conclusão: 2019
Área Construída: 130 m2
Local do projeto: Paris (10º arrondissement)
Orçamento: 200 000 euros
Fotografia: Salem Mostefaoui

0
Would love your thoughts, please comment.x