Por a 30 Junho 2020

A casa de 230m2, explora as escalas de privacidade dos espaços interior e exterior tendo como principais protagonistas os dois volumes ligados através do pátio.

Arquitetos: Martin Dulanto Sangalli; Fotografia: Renzo Rebagliati / segundo a memória descritiva

A exploração nas escalas de privacidade do espaço interior e exterior resume o projeto desta casa, onde os protagonistas, cercados por uma tela de treliça, são dois “blocos” e o vazio que entre eles é gerado.

São duas “caixas” ou volumes localizados em níveis diferentes, ligados através do vazio: um pátio interior aberto ao ar livre. O primeiro bloco é ocupado pela área social e é caracterizado pela sua permeabilidade.

Tal é alcançado através do uso extensivo de vidro temperado transparente em ambos os lados do eixo em frente ao mar; bem como pela existência de um terraço social externo que recebe o visitante.

O segundo bloco, removido da frente do prédio, abriga a área privada da casa em dois níveis: uma área elevada e uma semi-cave, ambas de frente para o mar.

O pátio entre esses dois volumes abriga um terraço interior com piscina e as escadas que permitem o acesso aos diferentes níveis, com uma ponte que conduz ao terraço superior.

O programa foi dividido em duas áreas: área privada que abriga os quartos, a sala de estar, o pátio interior e a área de serviço; e a área social que abriga a sala de jantar, sala de estar, cozinha e três terraços, um interno e outro externo no primeiro nível e outro no segundo nível.

A casa foi vestida, em três lados, por uma treliça branca que proporciona privacidade e uma fachada homogénea. Esta treliça forma a fachada traseira e as fachadas laterais.

O projeto possui os seguintes ambientes:

Cave: 2 quartos com casa de banho integrado, 3 quartos com casa de banho integrado e 4 quartos com casa de banho integrado.
Planta do primeiro andar: Primeiro bloco, terraço ao ar livre, sala de estar, sala de jantar, cozinha e casa de banho de hóspedes. Pátio, localizado entre os blocos, com a piscina 1 e as escadas que conectam todos os níveis. Segundo bloco: lavanaeria, casa de banho de serviço, quarto de serviço, casa de banho principal e quarto principal.
Segundo andar: terraço composto por piscina e churrasqueira.

Arquiteto: Martín Dulanto Sangalli
Gestor de projeto: Raúl Montesinos
Colaboradores: Gabriel Tanaka, Micaela Elliot, Daniela Gomero
Localização: Cañetem Lima, Peru
Área do terreno: 230.04 m²
Engenheiro estrutural: Jorge Avendaño
Ano de design: 2017
Fotografias: Renzo Rebagliati

0
Would love your thoughts, please comment.x