Por a 13 Abril 2020

Viver sobre o mar, com o melhor da cidade a seus pés.

Fotografia: João Bessone

É em Cascais que o casal, proprietário deste apartamento, encontrou o refúgio perfeito.

Junto ao mar, mas muito perto dos melhores acessos rodoviários. Longe da capital, mas perto do melhor dos dois mundos, a vida de praia e a de cidade!

Com uma situação geográfica perfeita, só faltava decorar este apartamento, de forma a conjugar os traços modernos e arquitetónicos de base com uma decoração semiclássica, com peças de família e memórias de uma vida.

Para criarem o projeto perfeito, o casal recorreu à Arquitectamus, uma empresa com a qual já tinham trabalhado e com a qual tinham uma relação próxima.

A base da casa, com uma arquitetura contemporânea, com muitas janelas do teto ao chão, acabamentos modernos e simples, pedia, sem dúvida, um toque mais pessoal, com mais conforto, e foi isso mesmo que trouxe a arquiteta Cristina Sousa Uva.

Com base na conjugação de dois estilos distintos, o moderno e o clássico, Cristina desenhou armários, sofás, estantes, que conseguissem tirar o máximo de partido do espaço, com os tons e materiais certos para conjugarem com as várias peças de família, que o casal já possuía.

A paleta, clara e simplificada, facilitou o encaixe de mesas de apoio com pés trabalhados, ou os quadros a óleo da coleção particular do casal. Os tecidos em algodões e veludos, de tons neutros, as linhas clean do sofá e os tapetes de grandes dimensões centralizam e situam cada um dos recantos.

Na sala em L, temos a perceção de dois espaços de estar, um mais social, com dois sofás de veludo cinzento, o canto das paredes forrado a papel e com um sofá a delinear o espaço no chão.

O outro, com uma estante embutida desenhada pela empresa Arquitectamus, com televisão e muita arrumação, e um sofá com uma forma irregular para permitir uma visão desafogada sobre o mar.

Na ponta mais pequena do L fica a sala de jantar. Um espaço prático mas elegante, com uma mesa de jantar Tulip com o tampo em madeira e o pé em ferro, onde uma das paredes tem um armário embutido, com dois painéis em espelho.

Em toda a sala os materiais e as cores são muito similares, e mesmo na zona da televisão e na zona da sala de jantar, a arquiteta Cristina Sousa Uva desenhou móveis à medida e optou por lacar a cinzento, para se integrarem melhor com toda a decoração.

Para o styling da casa, as peças de prata de família integram-se perfeitamente em todo o ambiente e criam ambientes pessoais e familiares.

No quarto, a decoração é consistente com a dos outros espaços. Tons neutros e alguns realces de cor, com o uso de algodões e veludos.

Nas casas de banho, o mármore foi o revestimento escolhido.

Em qualquer parte da casa a vista e a luz entram, iluminando os espaços e tornando este apartamento um refúgio de sonho!

Veja aqui os detalhes: