Por a 21 Abril 2020

A Casa YAD, geminada, de 4 andares, fica muito perto de Barcelona, ​​mas respira ar mais puro, oxigenado pela serra de Collserola que a separa de cidade. O projeto é do GOKOSTUDIO.

Fotografa: Valentin Hincû

Ao contrário do que se pode imaginar sobre os hábitos de uma família que mora numa casa com 160 m2, os habitantes da casa YAD não correspondem ao estereótipo da família latina: nesta moradia não havia muita “bagagem”, o mesmo é dizer, muito para arrumar e isso é a essência do projeto: simplicidade e vazio consumados com uma seleção refinada de materiais.

A adjudicação para a reforma abrangente da casa, encomendada por um casal hispânico de Taiwan, chegou ao GOKOSTUDIO após um profundo processo de reflexão por parte de seus proprietários. Os novos habitantes tinham as suas necessidades e prioridades bem identificadas e isso simplificou a primeira fase do projeto.

Os moradores da casa YAD estavam cientes das limitações da casa, com uma exceção: a altura.

O mais desafiante no projeto pretendido foi assegurar a espacialidade desejada nesta casa, que foi herdada. Construída durante os anos 80, tinha apenas 2,50 metros de altura e tal levou a um ajuste perfeito na distribuição dos lavabos e casas de banho e na definição das instalações, a fim de não baixar os tetos num único centímetro.

O piso térreo abre na totalidade para o jardim das traseiras e torna mais estreita a sua relação com o exterior, graças a uma grande porta de vidro, deslizante, de parede a parede.

Os espaços de cozinha, sala de jantar e sala de estar são um continuum que diferem entre si graças a uma mudança refinada e seletiva do material escolhido, tanto para os móveis como para os pisos.

Respeitando os eixos e simetrias que proporcionam harmonia e proporcionalidade à configuração da sala de estar, o WC social foi instalado nuns meros 90 cm.

O primeiro andar renunciou a um dos antigos quartos para dar à suíte, com uma porta de madeira deslizante que abre e fecha o acesso a casa de banho.

No último andar, o teto de madeira quase cor de laranja foi preservado e uma biblioteca, herdada dos antigos proprietários, contrasta com o novo piso de microcimento e faz deste espaço o escritório perfeito.

Com linguagem despojada, materiais puros e linhas simples, mas não minimalistas, a Casa YAD também possui (especialmente possui) vagas para espaços contemplativos, apesar do ritmo movimentado de seus habitantes.


FICHA TÉCNICA
Localização: Sant Cugat del Vallés, Barcelona, ​​Espanha.
Arquitetos: GOKOSTUDIO Architects
Data conclusão: setembro 2019
Superfície: 160 m2
Orçamento: 150.000 euros

Sobre o GOKOSTUDIO
O estúdio de arquitetura tem sede Barcelona, ​​Espanha. Desde a sua criação, em 2011, desenvolve projetos de reabilitação, reforma e de construção, procurando reordenar as prioridades arquitetónicas; colocar as pessoas em primeiro lugar e desafiar as perspectivas habitacionais convencionais, o que influenciará o nosso modo de vida. Através de seus projetos, o GOKOSTUDIO quer conciliar as condições da vida urbana “vertical” com as qualidades que nos nutrem como seres humanos: o desejo de um refúgio protegido, observando amplas perspectivas.
Nos 9 anos de sua história, o GOKOSTUDIO desenhou e construiu mais de 50 espaços em Barcelona e está a estender o seu trabalho a outras cidades de Espanha, como Valência, Tarragona, Madrid e até fora da Europa, em Buenos Aires.

0
Would love your thoughts, please comment.x