Por a 20 Abril 2020

Em Magnolia – um dos bairros mais recomendados de Seatle -, as casas são baixas, muitas delas de madeira, e o verde em redor promove a atividade física. Foi a pensar nisso que esta casa nasceu, equipada com dois quartos, três casas de banho e uma dinâmica interior/exterior fluida e aberta à paisagem.

Fotografia: Andrew Pogue

A moradia, de 900 metros quadrados, fica situada no bairro Magnolia, em Seattle, e foi projetada por mwworks, o ateliê de Steve Mongillo e Eric Walter, para um casal ativo que procurava uma forte ligação com o exterior, acesso à luz do dia e uma casa luminosa, em plano aberto.

O seu desejo era ter uma casa simples, a curta distância dos principais serviços do bairro, e resolver criativamente o ‘quebra-cabeças’ de abertura e privacidade num terreno urbano.

Logo a partir da rua, observamos: empilhados, estão uma série de volumes de cimento, de diferentes alturas, de modo a formar uma sequência de espaços externos e internos que se enlaçam com a paisagem.

Um passadiço de madeira percorre essa série de ‘experiências espaciais’ que conduzem à porta da frente.

Ao lado, um deque ensolarado recorta a paisagem e parece deslizar para dentro da sala comum, aumentando a ligação entre o jardim e a casa.

Toda a área principal abraça este terraço, voltado para sudoeste; as portas de vidro com moldura de madeira abrem-se, permitindo que os proprietários usufruam do exterior, assim o clima imprevisível de Seattle o deixe.

Flutuando acima do nível dos vários espaços e deques, há um volume preto simples que ajuda a criar uma zona coberta, em baixo, e encapsula os espaços privados da casa.

Uma escada pivotante, de madeira queimada e aço, une as partes superior e inferior, dentro e fora.

A paleta é simples e objetiva, imprimindo simplicidade contemporânea com aconchego, artesanato e alguns detalhes.

As grandes janelas maximizam a luz do dia e a ventilação passiva, criando uma ligação perfeita com a envolvente. Os espaços de estar foram projetados além da área da casa e do jardim, aumentando a integração na paisagem e na comunidade e diminuindo a necessidade de espaço condicionado.

O aquecimento provém de uma caldeira a gás natural de alta eficiência. As luminárias, canalização e os aparelhos de alta eficiência economizam energia e recursos. Embora não tenha formação em construção, o proprietário pôde participar e ajudar a compensar os custos, contribuindo com o seu próprio trabalho físico para o trabalho.

No fim, ainda ajudou o empreiteiro com uma ampla variedade de tarefas, incluindo a impermeabilização de fundações, instalação de vergalhões, da iluminação e das janelas. A sua energia implacável e apoio ao design visionário tornaram realidade uma meta desafiadora.

FICHA TÉCNICA:
Projeto: mwworks (Arquitetura)
Frost Construction (Empreiteiro)
Soluções Estruturais PCS (Engenheiro de estruturas)
Fotografia: Andrew Pogue
Instagram


0
Would love your thoughts, please comment.x