Por a 21 Abril 2020

O projeto consiste na reforma – e numa adição – de uma casa de campo de meados do século, em Menlo Park, na Califórnia.

Fotografia: Bruce Damonte

Concebido para um casal em idade de reforma, o design da casa, aberto e acessível, integra o espaço com o jardim, nas traseiras, de modo a criar uma extensão doméstica super bem iluminada. Composta por dois volumes flutuantes, esta adição destinou formalmente o quarto, a oeste, e o espaço principal (comum), a leste. Os arquitetos do gabinete Terry and Terry Architecture assinam o projeto.

As duas alas divergem gradualmente da estrutura original de modo a gerar uma fissura revestida de vidro no meio. Esse espaço vazio ‘leva’ o jardim para dentro de casa, injetando elementos do exterior no centro da habitação.

A ala / volume do quarto, localizada no lado oeste da casa, abrange o volume do quarto preexistente, que foi estendido em direção à parte traseira, na forma de um cubo de madeira de modo a acomodar um quarto adicional. Este volume do quarto abre-se para o jardim.

O segundo volume, que compreende o espaço principal, abriga as áreas de cozinha, zona de refeições e home cinema.

O espaço principal deu origem a grandes aberturas transparentes ou vazios que se abrem para um deck no jardim traseiro. O plano principal do telhado estende-se para a frente e com isso faz as vezes do telhado da garagem.

Uma parede de betão, no jardim, prolonga-se da área de home cinema em direção ao jardim adjacente; em sintonia, o banco em cimento ecoa a parede naquele espaço.

A estrutura original, que abriga a sala de música, dois quartos e uma casa der banho, foi mantida e renovada. Um novo apoio de janela de sacada de aço foi inserido no quarto da frente para substituir uma pequena janela existente.

A varanda da entrada da frente foi ampliada e reconstruída com decks de madeira que se estendem ate à nova entrada para os automóveis.

Um novo corredor / passagem e uma parede com espaço de arumação, e revestimento de madeira, foram projetados no núcleo da estrutura para envolver e ligar a materialidade da nova adição à estrutura existente.

Este projeto recebeu vários elogios e menções honrosas e de mérito nas várias categorias da AIA, além de outros prémios de design, nomeadamente no âmbito dos SPARK e dos Residential Architect Design Awards (RADA).

FICHA TÉCNICA
Projeto: Bal House
Localização: Menlo Park, California
Arquitetos: Terry & Terry Architecture
Equipa do projeto: Alex Terry, Ivan Terry, Matt Bisset
Engenharia: Santos Urrutia Structural Engineers Inc., San Francisco
Data de conclusão: julho de 2011
Fotógrafo: Bruce Damonte

0
Would love your thoughts, please comment.x