Por a 10 Abril 2020

Em Boston, nos EUA, a estrutura Five Fields Play é uma estrutura de brincar, um espaço para a imaginação coletiva e a celebração de todas as idades.

Fotografia: Brandon Clifford

E foi exatamente isso que os designers do FR|SCH Projects e do coletivo Matter Design quiseram que acontecesse. O projeto é um cenário construído que serve para alimentar a exploração do imaginário infantil. Evita função e padrão, a favor da libertação.

A estrutura cultiva a imaginação de uma criança – e adultos – através da brincadeira. Incentiva a inventividade através dos seus espaços desdobráveis ​​e descobertos.

Foi adaptada ao tamanho de crianças, mas ainda assim é acessível aos adultos. Convida os pais a relembrar e redescobrir.

A estrutura Five Fields Play está alojada numa zona rica em história cívica. O bairro Five Fields foi projetado e desenvolvido pelo Architects Collaborative (TAC) no início dos anos 50. Este grupo procurou promover a comunidade através da criação de pedaços de terra comuns e partilhados. Desde a sua criação, a comunidade cuidou e respeitou a terra como um todo.

A estrutura lúdica dos cinco campos é, nesse sentido, um monumento à experimentação coletiva. Recomenda o espírito exploratório da criança, nutrido por toda uma comunidade. Como se costuma dizer, é preciso uma vila. Também é preciso uma vila para realmente imaginar, para realmente brincar.

O ato de brincar é inerentemente indeterminado. Brincar é libertação, mas também irresolução. Então, como se projeta ambiguidade, mas também experiência infantil? A expectativa é que todos os utilizadores aqui inscrevam as suas formas de expressão individuais e criativas através do espaço. A estrutura lúdica aproveita a imaginação e liberta o corpo dentro dos seus volumes de madeira.

O cenário de jogo é um desdobramento de vistas, movimentos e espaços. Os volumes suspensos sobrepõem-se em determinados pontos para criar limites ocultos. As crianças mais pequenas rastejam, enquanto as maiores escalam, como um meio variado de alcançar espaços descobertos.

Gráficos coloridos sugerem entradas e momentos de uso, sem serem abertamente prescritivos. Existem elementos como portas e escadas, mas não como o esperado. A intenção era tornar a arquitetura infantil. O movimento no cenário culmina em becos sem saída. Mas para a criança, são vistas de descobertas que dão para a paisagem.

SOBRE FR | SCH

FR | SCH Projects é um estúdio de arquitetura e design fundado por Michael Schanbacher e Kerri Frick. Para ambos, a arquitetura é algo maior do que a construção. É criar espaços, que se ligam e enriquecem a vida das pessoas que os utilizam. A combinação de design espacial, pesquisa e compreensão do local define o seu trabalho. Atualmente, Michael Schanbacher é arquiteto no Embarc Studio em Boston, e Kerri Frick é diretor dos estúdios de arquitetura da Boston Architectural College.

0
Would love your thoughts, please comment.x