A sua varanda, terraço ou jardim precisa de um pouco mais de vida? Sugerimos-lhe 9 dicas para pôr em marcha nestes dias de confinamento e em pouco tempo terá um refugio personalizado, prático, colorido e fácil de manter!
Tal como num projeto de decoração, sugerimos que comece por definir um estilo a seguir. Pretende algo totalmente clean e zen? Ou algo mais acolhedor e colorido? De seguida há que perceber em que estado está o seu terreno. É preciso remover plantas? Fará sentido manter parte delas? Definindo isto pode, finalmente, começar a delinear o layout para o seu pequeno espaço ao ar livre.
⌂ LOCAIS DE PASSAGEM
Um ponto que está dependente da área disponível na sua habitação. Trate-se de um espaço de média ou grande dimensão é importante pensar nos acessos e nas zonas de passagem. O acesso acontece pela sala? Ou a passagem é pela cozinha?
E será viável uma zona de refeição? Se sim, não se esqueça de avaliar as questões de fluxo, isto é, confirmar se as pessoas circulam eficazmente à volta da mesa? Não bloqueie portas, janelas, nem tão pouco eventuais torneiras de água.
⌂ EXPOSIÇÃO SOLAR
Perceber a orientação solar do seu espaço exterior é determinante. Avaliar se está voltado para o norte ou sul importa para antever o comportamento da sua vegetação. A escolha de plantas deverá ser determinada com base nesta análise pois algumas reagem bem à exposição solar direta, outras precisam de sombra e de permanecer em locais frescos.
⌂ TIPO DE PLANTAÇÃO
Nem todas as pessoas têm os mesmos interesses, umas poderão gostar de pequenas árvores, outras ficar-se-ão pelas plantas ou ervas aromáticas. A preparação da terra terá, assim, como ponto de partida a sua decisão prévia. Mas uma coisa é certa: antes de plantar há que aprender. Recomendamos que antes da semear, se dirija a um centro de jardinagem ou faça uma pesquisa as necessidades especificas das plantas que pretende.
⌂ PLANTAS
Sugerimos plantas que exijam baixa manutenção. Determinados especialistas recomendam até a seguinte regra: (1/3 + 2/3). O primeiro terço é composto por plantas com flores sazonais. Para o segundo terço recomendam plantas perenes que permanecem verdes o ano todo como arbustos.
Uma possibilidade válida é colocá-las na vertical caso pretenda obstruir (intencionalmente) a vista e, assim, ganhar em privacidade. Este é o momento de decidir para seleccionar.
Apenas um pequeno alerta. Informe-se bem previamente pois algumas plantas tornam-se grandes em pouco tempo e ninguém deseja que se tornem demasiado invasivas depois de crescerem.
⌂ ENCLAVES
Se estiver entre os que têm o privilégio de ter um jardim, pode optar por enclaves, isto é, pequenos espaços onde os vasos são aglomerados, dando a impressão de que há terra de forma mais abundante.
⌂ PAVIMENTO
Quer se trate de um terraço, de um pátio ou de uma varanda, a escolha do revestimento mais adequado é, igualmente, importante. As soluções no mercado são inúmeras, da madeira exótica – que envelhece naturalmente -, à tijoleira ou às placas de pedra natural, como mármore ou granito.
⌂ MOBILIÁRIO DE EXTERIOR
As opções são cada vez mais giras mas, embora entendamos que a componente estética é importante, reconhecemos que a importância sobre questionar o tipo de material que está a comprar. As madeiras exóticas, o ferro ou, as fibras naturais, são alguns dos exemplos que terá ao seu dispor. Pesquise. Seleccione. Teste. Assim que estiver sentado a relaxar, vai agradecer-se por este ponto prévio.
⌂ ILUMINAÇÃO
Outro “detalhe” importantíssimo. Contemple pontos de luz. A iluminação lateral funciona particularmente bem quando cai a noite mas pode implicar roços na parede para adequar as instalações. Existem, ainda, soluções autónomas que carregam ao sol, durante o dia, iluminando de noite…
⌂ CORES
Quer em revestimentos, quer em mobiliário, pense em cores que irão ligar particularmente bem com as plantas e as flores que escolheu. Uma abundante mancha verde é refrescante e fica sempre bem com as outras tonalidades.
Imagem de destaque: Paulo Lima