Por a 25 Março 2020

Tem o charme de casa antiga, muito espaço, muita luz e é funcional.

A decoração é pessoal, atual e são várias as obras de artistas portugueses

Texto: Marta Lucena / Fotografia: José Teixeira

A localização é perfeita. Pelo menos para o médico osteopata dono deste apartamento, num prédio antigo no Chiado que adora aqui viver! Foi nesta zona de Lisboa que fez questão de começar a procurar a sua casa pois era aqui que já tinha o seu consultório e uma loja gourmet: “está em pleno Chiado mas ao mesmo tempo numa zona muito calma, fora da confusão. Estou a dois minutos a pé da maioria dos bons restaurantes, lojas, farmácias, bancos, floristas, tenho tudo mesmo ao lado. Mas aquilo que me fez gostar imediatamente da casa foi a luz que entra pelas 14 janelas, a todas as horas do dia. Foi uma oportunidade que apareceu e embora estivesse em mau estado, gostei deste espaço logo que entrei”.

O facto de ter garagem é a cereja no topo do bolo. Foram feitas obras nas casas de banho (todas novas) e no hall de entrada bastante grande, onde o dono da casa teve a ideia de fazer um lavabo social dentro de um caixote em vidro fosco com zona de despensa e armários a toda a volta. Era um espaço perdido, apenas de passagem que se tornou útil e vivido para além de ser uma solução super original. As alterações da casa foram pensadas e projetadas pelo arquiteto Gonçalo Salazar de Sousa que também desenhou a cozinha.

Novo esplendor para este apartamento com uma base de fazer inveja e que o proprietário quis manter: divisões espaçosas, muita luz, tetos originais trabalhados e chão antigo de tábua corrida. Sem recorrer a opiniões de fora, o dono da casa seguiu o seu instinto e juntou às coisas que já tinha algumas peças novas e quadros de vários artistas portugueses espalhados pelas várias paredes das diferentes divisões, misturando moderno com antigo, objetos de design com coisas de menos valor mas não menos decorativas.

Juntam-se muitas idas a exposições e a lojas como a Paris Sete de onde vieram grande parte das coisas que, foram ajudando a dar alma a este fantástico apartamento que se foi fazendo à medida de quem aqui vive e que ao fim do dia, o que mais lhe apetece é chegar a casa!

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

0
Would love your thoughts, please comment.x