Por a 23 Março 2020

Projetada num terreno arborizado em Avandaro, Valle de Bravo, no México, a casa soma 1200 metros de área construída. É definida por dois volumes, partilhados por um curso de água artificial criado a partir de um rio natural que delimita praticamente todo o terreno. É ainda uma casa inteligente.

Fotografias: Héctor Velazco Facio/José Margaleff

Construída com vigas de aço, que permitem espaços amplos, sem colunas, janelas grandes e tetos de dupla altura, a Casa do Rio exibe uma fachada revestida a pedra com pedaços de quartzo. Contam-se ainda azulejos pretos, madeira de Álamo e alumínio como materiais usados pelos arquitetos.

Do lado social, o volume inclui uma adega subterrânea que abriga 400 garrafas de vinho partilhada com a sala multimédia com um bar. A adega é feita em pedra natural e exibe belos painéis de madeira tratada com acabamento preto. Os barris são de bronze envelhecido e os detalhes e revestimentos são de madeira. A mesa de degustação é feita de madeira Parota e tem uma base de aço.

Na sala multimédia, há espaço para uma lareira em pedra e aço.
No nível da entrada da casa, somos conduzidos à ampla sala interior, com uma lareira partilhada pela zona de estar e a de jantar. Presidindo o espaço, exibe-se um grande touro em tamanho natural, feito pelos artesãos de Oaxaca, Jacobo e María Ángeles.

A cozinha exibe muita madeira, quartzito, pedras naturais. É dividida da sala de jantar por uma treliça especialmente projetada para o projeto, composta por pedaços de madeira pendurados em correntes de aço a partir do teto de 6 metros de altura.

A área dos pequenos almoços está cercada por grandes painéis de vidro que unem o exterior e o interior, fornecendo a luz natural durante o dia. Os tetos estão revestidos com madeira de Álamo.

Todos os pisos da casa são de madeira de carvalho queimado. Tanto na fachada como no interior, existem magníficos lustres feitos com peças de bronze.

O terraço tem uma sala de jantar ao ar livre para 14 pessoas e uma cozinha totalmente equipada, com forno de pedra artesanal, churrasqueira, teppanyaki e churrasqueira argentina. O piso do terraço é de cerâmica com peças únicas, enferrujadas à mão. Semi-coberta com vidro, encontra-se a piscina com uma turbina de natação contracorrente e um sistema de hidromassagem.

Os deques ao redor da piscina são feitos de madeira de Cumaru, os móveis lounge de teca revestidos com tecidos para exterior. Uma lareira a gás ao ar livre entre a piscina e a sala aquece os dois espaços.

Os tecidos da zona lounge são à prova d’água, e todos os assentos em pele podem ser usados, mesmo ao sair da piscina. Neste espaço de lounge há outra lareira, esta a bioetanol, que também serve como mesa.

Na área inferior do jardim, há um jacuzzi circular para 10 pessoas, junto a uma lareira, com assentos com apoio natural de pele de carneiro e mesas de madeira.

Outra peça importante do projeto é a ponte que liga os dois volumes, totalmente envidraçada com vista para o rio.

A área íntima tem cinco quartos com casa de banho e varanda privada. O quarto principal, do tipo master suíte , possui a maior varanda com piso de vidro para expandir a vista.

Cada quarto tem móveis e tecidos exclusivos.

As cabeceiras são uma combinação de pinhos tratados segundo uma técnica designada Charrot Wood – com fogo -, com um acabamento cinza envelhecido e paredes forradas com couro. No quarto principal, foram projetados móveis com bar, lareira a bioetanol e espaço para guardar pratos. Todos os tapetes foram feitos no Paquistão.
O WC principal possui uma banheira e chuveiro com nichos de arrumação, feitos sobre uma estrutura de aço coberta com mármore de granito preto com detalhes de cerâmica branca. As torneiras são em preto fosco e os armários em madeira preta com detalhes em bronze e couro envelhecidos.

Cada casa de banho da casa tem um jardim privado. Na de hóspedes, há um lavatório de pedra esculpida e papel de parede em tons de azul e cinza. O candeeiro de teto é feito de lã artesanal de Michoacán, pintada à mão nos mesmos tons, montada numa estrutura de bronze envelhecida.
No piso subterrâneo encontra-se o spa com todos os acessórios necessários: sauna, banho turco, banhos e salas de massagem.
A casa tem ainda uma estação de tratamento de água, que é recuperada para uso em irrigação. Toda a madeira utilizada é para reflorestamento.


Ficha técnica
Nome do projeto: River House
Autor: Luciano Gerbilsky Arquitectos
Localização: Valle de Bravo, Estado do México
Metros quadrados: 1200 mts
Data: março de 2018


Sobre Luciano Gerbilsky Arquitectos
Mais do que um escritório de arquitetura, Luciano Gerbilsky Arquitectos atua como um consultar, integrando arquitetura, design e arte. A empresa nasceu no México em 2011 com uma filosofia que enfatiza a importância dos detalhes em todos os cantos do espaço. Da sua experiência paz parte um amplo espetro de projetos: empreendimentos urbanos, prédios, casas, restaurantes, instalações comerciais, escritórios…

0
Would love your thoughts, please comment.x