Por a 17 Março 2020

Um dos maiores desafios por estes dias é garantir a ocupação salutar das crianças. E, muito provavelmente, essa rotina irá exigir o segundo desafio de manter todos os brinquedos organizados.

Fomos falar com a arquiteta Karen Pisacane que nos revelou alguns truques para tornar este plano numa tarefa bem sucedida. Tome nota.

PLANEAR

Estabeleça, desde logo, quais os espaços dedicados às brincadeiras das crianças. Uma vez estabelecido este ponto, comece por escolher nichos ou prateleiras para armazená-los. Separe-os em caixas de diversos tamanhos e arrume-os de acordo com a importância qque têm para as crianças.

CRIAR DEPARTAMENTOS DIFERENTES

Os brinquedos favoritos devem ficar a uma altura acessível. Canetas, lápis, tintas, plasticinas poderão ficar nas prateleiras mais altas de forma a evitar a confusão. Noutro recanto poderá tirar partido dos cabides e pendurar enfeites e máscaras de Carnaval. Algo que, habitualmente, eles adoram! Se tiver espaço, não deixe, ainda, de lhes proporcionar uma cabana… verdadeira ou homemade!

INVESTIR EM CESTOS E CAIXOTES

Preferencialmente de tamanhos diferenciados. As transparentes são boas pois ajudam a criança a visualizar os brinquedos o que querem em cada momento. Nas caixas maiores, poderá guardar os itens mais difíceis de esconder e de grande dimensão. Os de tamanho médio são bons para guardar miudezas, como bolas, carrinhos, bonecas…

Se optar por caixotes de madeira ou cestos em tecido, não se esqueça de que também eles podem integrar a decoração. Os caixotes com rodinhas são, igualmente bons, para estimular a autonomia dos mais novos tanto no momento de brincar como na hora de arrumar!

ETIQUETAR TUDO

Como falado, existem diversos tipos, e dimensões, de caixas organizadoras. Mas manter a ordem implica também colar etiquetas em cada caixa por forma a facilitar a procura. Um gesto tão simples que poderá evitar que mil caixas sejam abertas até encontrar um brinquedo específico.

OPTAR POR MÓVEIS ‘FECHADOS’

Optar por armários com portas ou gavetas é outra estratégia para evitar que a desarrumação fique visível.  Quando as caixas de jogos e restantes brinquedos ficam ocultas tudo dá a sensação de estar mais arrumado e organizado.

Fotos disponibilizadas por Karen Pisacane

0
Would love your thoughts, please comment.x