Por a 8 Março 2020

O apartamento, no sétimo arrondissement de Paris, foi projetado para estar em harmonia com os elementos culturais, artísticos e históricos do bairro onde se insere. Projeto do libanês Claude Missir.

Fotografia: Giorgio Possenti

Quando os clientes de Claude Missir decidiram comprar uma casa em Paris, para as férias e fins de semana ocasionais, foi a Missir que ligaram. O arquiteto de interiores, a operar na Europa e no Médio Oriente, já havia assinado outros projetos para o casal com três filhos pequenos e sua relação de trabalho é, como tal, baseada na confiança e compreensão mútuas. Para a reforma deste apartamento, os clientes deram a Missir total liberdade mas também uma lista de exigências.

Missir interpretou a opulência dos arredores do apartamento em busca de inspiração e baseou o seu conceito na estética especial daquele bairro.

“Quis recriar a energia da belle époque francesa”, diz. “Os contributos arquitetónicas do lugar são lendários, era natural que o design de interiores refletisse isso e estivesse em harmonia com os elementos culturais, artísticos e históricos do bairro”.

As janelas generosas colocadas nas principais divisões da casa, com três quartos, foram uma ajuda preciosa. Estas aberturas permitem a entrada de muita luz natural e conferem ao apartamento uma luminosidade suave, acolhedora, potenciada ainda pelas paredes brancas e os tetos altos. Por seu turno, as portas são suficientemente largas para permitir a entrada de luz e promover a fácil circulação.

Embora o esquema geral de Missir se baseie num estudo ponderado em beleza e elegância, é enfatizado pela sua abordagem fortemente pragmática. “Reconfigurar o interior por forma a torná-lo funcional também foi muito importante, e preocupei-me em estudar e projetar cada área da casa com especial consideração, porque cada espaço é habitado de forma igual no dia-a-dia”.

O plano retangular facilitou a localização dos quartos em zonas informais, assegurando o seu caráter privado, com quartos e casas de banho posicionados numa extremidade do apartamento e a cozinha, sala de jantar e sala de estar, na outra extremidade. 

A essência da história aristocrática deste bairro famoso pode ser encontrada na escolha dos materiais – que encontra a sua expressão mais exuberante nos revestimentos de alta qualidade usados no apartamento. Nomeadamente, nas paredes de carvalho da Bélgica, vistas nos quartos, salas de jantar e na zona lounge, os azulejos da cozinha e o piso de mármore branco na entrada e nas casas de banho.

Este rigor estende-se à porta de vidro Rimadesio, usada para dividir a cozinha da sala de jantar, e à carpintaria branca de alto brilho da cozinha. O efeito é sofisticado e colorido, graças ainda à escolha criteriosa do mobiliário, das peças de design e pintura.   

A coleção de arte e o mobiliário tem a sua total curadoria e aqui nada está mais. Tal é visível na sala de jantar, onde se destacam as cadeiras de jantar Dualita, estofadas num requintado tecido amarelo, complementadas pelo aparador colorido, projetado por Missir, e pelos dois pingentes de luz Synapse da Apparatus Studio. O mesmo vemos na sala de estar, com mesas de café de Sterlin Ruby e Nadia Pasquer e um tapete de Jan Kath.  É aliás nesta sala que o estilo de Missir mais se revela, refletindo a sua paixão, e a dos clientes, pela arte de um modo geral.


A integração de obras de arte de movimentos contemporâneos significativos, como a Arte Povera, com ícones do design como a poltrona e sofá de Pierre Jeanneret, revela igualmente a mestria de Missir em misturar o antigo e o novo. Mas sem que um se sobreponha ao outro.

A SABER:

Claude Missir Interiors
Venice Center, Floor 02, 1153 Foch Street, Beirute 20145101, Líbano
T: 961-1-989696
T: 961-1-989797
M: 961-3-605460
E-mail: [email protected]



0
Would love your thoughts, please comment.x