Por a 24 Março 2020

A VSHD Design, empresa de arquitetura de interiores com sede no Dubai, especializada em projetos residenciais e comerciais, apresenta o seu terceiro projeto de health club em colaboração com a marca local, Warehouse Gym.

Fotografia: Oculis Project

O Springs Warehouse Gym, selecionado para o Dezeen Awards de 2019, emana uma vibração cósmica, ao mesmo tempo que mantém a estética brutalista e underground dos clubes de luta.

“Dubai tornou-se um mercado muito competitivo, com toda a gente a esforçar-se para apresentar projetos que realmente se destacam”, observa Rania Hamed, fundadora do VSHD Design. “De restaurantes e bares a ginásios e spas, a comunidade internacional do Dubai procura atmosferas modernas e focadas em design que oferecem mais do que espaços tradicionais.”

ERGUER UMA MARCA

Com este Springs Warehouse Gym, a equipa do VSHD continua a aproveitar as aberturas bem-sucedidas da marca nos distritos O14 e D3 do Dubai, tendo este último arrecadado o prestigioso Frame Award em 2019 como ‘Health Club of the Year’.

Ao tentar assegurar as principais inovações da marca, a localização do novo Springs é o maior espaço até ao momento, exigindo maior foco no programa e no seu posicionamento para garantir a máxima funcionalidade.

Projetado para exercícios a sério, a sensação “subterrânea” dos Warehouse Gyms posicionou a arquitetura brutalista no centro da estratégia de design do ateliê VSHD.

Marcado por materiais despretensiosos, o estilo arquitetónico inclui uma repetição de elementos modulares, incluindo vigas e colunas de cimento expostas. Ao usar elementos estruturais existentes e construindo novos, o ateliê projetou e posicionou estrategicamente paredes de cimento, colunas e vigas ‘decoradas’ de modo a definir zonas distintas para os diferentes aspetos do treino, garantindo que cada área seja propícia à atitude comprometida dos clientes da marca.

Para concluir o projeto estrutural, a empresa ergueu um teto com caixilhos com poços de luz artificiais que enfatizam ainda mais a sensação subterrânea do espaço.

A EVOLUÇÃO DA LUZ

O teto do Spring Warehouse Gym oculta uma rede elaborada de tecnologia avançada de iluminação que define o ambiente de cada espaço. Acima do teto, o ateliê projetou uma estrutura de grelha personalizada com um sistema de trilhos elaborado em todas as direções do espaço.

Estes trilhos estão equipados com dois tipos de focos em esreita harmonia com o equipamento e os diferentes espaços do ginásio, ajustados em número e intensidade de acordo com a iluminação desejada de cada zona de treino.

“A psicologia do treino evoluiu para um foco maior no próprio espaço, o que eleva a importância da iluminação”, explica Hamed. “Ao contrário do ambiente singular e totalmente iluminado de um ginásio tradicional, criámos aqui uma variedade de ambientes através da iluminação que acentua os espaços e atividades individuais.

A iluminação vertical é igualmente essencial no design do ginásio, com luzes LED inseridas atrás de uma série de oito espelhos circulares estrategicamente posicionados. A iluminação LED fornece luz ambiente que reflete suavemente na textura de cimento estampado das paredes. Com base no conceito do infinito e do mais além, olhar para os espelhos circulares de grandes dimensões cria a ilusão de um túnel de luz sem fim. O posicionamento estratégico dos espelhos fornece uma repetição aparentemente interminável de círculos, refletindo coletivamente para criar uma sensação de espaço e luz ilimitados, interagindo de formas simbióticas.

DE VOLTA AO FUTURO

Através da incorporação de elementos de design brutalistas, ilusões de ótica e variações de luz de última geração, o ateliê VSHD replicou a sensação retrô de um antigo clube de luta, subtilmente impregnado por detalhes de luxo contemporâneo e equipamentos de treino de ponta.

A área da recepção e os vestiários dão um ar vintage ao Springs Warehouse Gym, com elementos de vermelho e branco infundidos em espelhos refletivos, pisos e azulejos do WC, e a provocação ótica de linhas diagonais nas portas dos armários. O passado é levado para o futuro através de um complemento de toques contemporâneos, incluindo a seleção de acabamentos dourados em luminárias modernas, torneiras de casa de banho e na sinalética dos armários.

DUBAI

Dubai continua a emergir como o núcleo do design do Oriente Médio, logo, o Springs Warehouse Gym pode ser orgulhosamente etiquetado como ‘Made in Dubai’. Desde materiais básicos de construção até ao sistema de grelha projetado por VSHD, espelhos, móveis e acabamentos, todo o projeto foi fabricado e adquirido localmente.

0
Would love your thoughts, please comment.x