Por a 23 Março 2020

Um novo conceito educativo e lúdico inspirado em diversas atividades pedagógicas.

Fotografias: MathoFotografia

A arquiteta Silvana Benko assinou o inovador projeto de um Centro Cultural, em São Paulo, dedicado a crianças até aos 6 anos de idade.

Um espaço que valoriza a autonomia da criança, e que a auxilie no seu desenvolvimento, que permite brincar ao ar livre, que incentiva as atividades manuais, lúdicas, culturais, entre tantas outras… longe de ecrãs digitais e outros similares eletrónicos.

Aqui lecionam-se aulas de música, oficinas, práticas sensoriais, yoga para mães e filhos, tempo para contar histórias, fazer teatro, artes circenses ou atividades culinárias!

Ao entrar neste lugar encantador, a música toca, com temas infantis num volume baixo. A árvore simulando uma laranjeira vem dar significado ao nome do centro – Lá na Laranjeira. Tem em seu redor um banco e uma parede artística que simula casa aumentando o sentimento de conforto e acolhimento.

Não foram esquecidas as casinhas de bonecas, nem o mercadito. Tudo atividades que auxiliam o desenvolvimento dos mais novos. Brinquedos com espumas, patamares, rampas e um escorrega que termina em piscina de bolas.

Todo o mobiliário é versátil e passível de ser adaptado de acordo com as necessidades e atividades. Foram priorizados os elementos naturais, muita madeira, poucas cores, ou tons leves, a transparência, o papel, os elementos com formas e movimentos diferentes, tecidos e plantas. Resumindo,uma diversidade de materiais para explorar bastante enriquecedora.

À parte, fica a zona dedicada aos bebés, um pouco mais restrita, naturalmente. Possui elementos pikler e Montessori, focados no desenvolvimento motor e cognitivo de bebés. Contempla um recanto para amamentação com poltrona e um cenário que simula um baloiço na árvore. E, claro… este não é um espaço exclusivamente dedicado às crianças!

Motivo pelo qual o ateliê de Silvana Benko – Bá Cla Arquitetura, desenhou uma área de coworking. Está pensado de uma forma a que seja possível os pais observarem os seus filhos de qualquer ponto do centro, com exceção da zona baby, uma vez que é obrigatório os bebes menores de dois anos estarem acompanhados.

No piso superior existe, ainda, um espaço com pavimento sintético desenvolvido para as brincadeiras ao ar livre!

0
Would love your thoughts, please comment.x