Por a 12 Março 2020

O premiado estúdio de design de Sarit Shani Hay repensa a educação do século XXI com o projeto da primeira escola inclusiva em Telavive e dá um novo rosto à educação inclusiva para crianças em idade escolar da geração atual. O seu estúdio, com o mesmo nome, assumiu o desafio de criar um ambiente de ensino pluralista que incentive a acessibilidade, a igualdade e a flexibilidade do design universal.

A primeira escola inclusiva em Telavive foi projetada para apoiar o modelo de aprendizagem inclusiva, criando um ambiente que funciona para todos. Esta escola pública, com 2.000 m², apoia a integração de alunos com deficiência em salas de aula regulares, com o entendimento de que cada criança é única com as suas necessidades específicas.

Vinte e cinco por cento dos alunos têm deficiências físicas, problemas emocionais ou estão no espectro autista e interagem juntos num espaço que incentiva a colaboração enquanto celebra a diversidade dos alunos.

Shani Hay, pioneira na área de ambientes infantis, especializou-se na última década no design de espaços públicos para crianças, com foco em espaços de ensino inovadores em Israel. “Este projeto deu-nos a oportunidade de explorar em profundidade o que acontece quando o design se une à pedagogia e como podemos usá-lo como uma ferramenta para a mudança social – como uma ferramenta para promover a inclusão e melhorar o bem-estar de todas as crianças”, explica Shani Hay.

O processo de desenvolvimento do seu conceito de design foi precedido de conversas com pedagogos e especialistas que entendem as necessidades especiais. O objetivo era traduzir a filosofia da educação inclusiva num ambiente físico que promova a alegre aprendizagem experiencial.

O espaço projetado inspira as crianças a envolverem-se de várias maneiras, ao mesmo tempo que promove um sentimento de pertença e empatia. A escola inclui salas para diferentes tipos de aulas e tratamentos, como fisioterapia, ioga / meditação, além de estudos particulares.

Móveis flexíveis personalizados, e sustentáveis, ​​estão expostos ao lado de recantos íntimos em cada sala de aula. Cores calmas e materiais naturais de madeira foram usados ​​para evitar a sobrecarga emocional.

As estações de atividades com habilidades para a vida promovem a aprendizagem através da brincadeira. Por exemplo, um quadro com letras e formas gravadas em todos os lados para aprender Braille e língua gestual.

O conceito de círculo de grupo foi usado para criar um banco circular dividido em duas metades, permitindo arranjos de assentos diferentes sempre que possível para que qualquer criança que se queira juntar, por exemplo, a uma criança numa cadeira de rodas. “É missão do meu estúdio que o ambiente educacional do século XXI continue a adotar e a implementar o ensino inclusivo, para que todas as crianças cresçam sendo parceiros iguais na sociedade”, diz Shani Hay.

Shani Hay foi homenageada com um Prémio do Júri 2020 da FRAME na categoria ‘Social’ da Primeira Escola Inclusiva em Telavive. O ‘Social Award’ é uma das oito categorias de design com que a FRAME homenageia, anualmente, o social e ambiental positivo. No total, foram enviados 1.076 projetos de 51 países, em todo o mundo, para concorrer a esta prestigiada competição de design. O projeto foi concluído em colaboração com L2 Tsionov Vitkon Architects e a Fundação Inclu, cujo modelo de aprendizado inclusivo foi usado para desenvolver a estratégia de design.



Sobre Sarit Shani Hay Studio

A designer premiada de Telavive, Sarit Shani Hay, trabalho no setor do design de crianças há mais de 25 anos. Pioneira no campo dos ambientes infantis, a sua prática criativa está enraizada nma profunda crença no impacto positivo que um ambiente bem projetado pode ter no bem-estar e no desenvolvimento da criança. Depois de receber um diploma de pós-graduação com distinções do Chelsea College of Art & Design de Londres, Shani Hay lançou o seu estúdio de design com o mesmo nome em 1995. Desde então, tornou-se o principal estúdio de design de interiores e móveis de Israel, oferecendo design de interiores abrangente, além de customizações personalizadas – móveis e acessórios. Como designer multidisciplinar, Hay combina arte e design para criar objetos únicos e espaços dinâmicos. Na última década, Shani Hay especializou-se no design de espaços públicos para crianças, com foco em ambientes de ensino inovadores do século XXI.

0
Would love your thoughts, please comment.x