Por a 27 Novembro 2019

Um dos projetos de renovação mais ambiciosos do Reino Unido, o prédio de 30 andares concluído por Richard Seifert em 1972, foi convertido pela KPF (Kohn Pedersen Fox) em 2015 numa torre de 41 andares para uso misto que incorpora apartamentos de dois e três quartos. ZHA intervém agora no lobby da famosa torre.

 

Imagens cedidas

 


Esta é a primeira reforma levada a cabo por  Zaha Hadid Architects no interior de um prédio de apartamentos e consiste num novo mezanino e elevador, balcão de concierge e esquema de iluminação.

Um dos projetos de renovação mais ambiciosos do Reino Unido, Southbank Tower, o prédio de 30 andares concluído por Richard Seifert em 1972 e convertido pela KPF – Kohn Pedersen Fox- em 2015 numa torre de 41 andares para uso misto, incorpora apartamentos de dois e três quartos.

O design do lobby de ZHA inspira-se nas formas orgânicas de pétalas de flores que se sobrepõem para ocultar o esquema de iluminação do lobby. As curvas fluidas da estrutura abrigam o porteiro da torre no piso térreo, antes de desabar no topo para revelar um novo nível de mezanino que serve como um lounge adicional para residentes e convidados.

As pétalas esculturais em gesso reforçado com fibra de vidro e móveis de mármore no saguão são formadas com precisão num estúdio externo com o recurso ao processo digital 3D. Este processo minimizou a duração das obras no saguão e toda a perturbação inerente aos residentes da torre, além de criar peças originais com um nível de detalhe apenas associado a trabalhos de design elaborados e artesanais.

Incorporando uma paleta de cores e materiais inspirados no edifício existente, o lobby combina mármore polido e cimento com nogueira e couro.
Helmut Kinzler, diretor de projeto da ZHA, explica: “O design evoluiu do nosso trabalho reinventando os espaços de museus e galerias de arte em todo o mundo; criando experiências espaciais imersivas para o lobby da Southbank Tower que elevam a materialidade e os volumes da estrutura original. ”

A construção do lobby de 200 metros quadrados começará no início de 2020 e deve ser concluída no verão de 2020.

Esta colaboração com ZHA marca o primeiro de uma série de parcerias de marcas para a Southbank Tower em nome da empresa de investimento que adquiriu 37 apartamentos no edifício no início de 2018.

0
Would love your thoughts, please comment.x