Por a 12 Novembro 2019

Um pote que resume a história da porcelana em modo BD. Tem a chancela da Vista Alegre e o traço do artista Penim Loureiro.

Portugal é o país responsável pela introdução da porcelana no Ocidente e fazendo jus a tal feito é, precisamente, no ano em que celebra 195 anos, que a Vista Alegre se rende à “nona arte”. A marca revela assim, de forma surpreendente, que a superfície tridimensional e brilhante de uma peça decorativa em porcelana pode também ser um suporte privilegiado para banda desenhada.

Vai ser na 30ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora que a primeira banda desenhada sobre porcelana do mundo: Mare Clausum, será apresentada. A peça decorativa de grandes dimensões, executada por Penim Loureiro, assim como, os estudos e esquissos originais de Mare Clausum vão estar em destaque na Amadora BD de 24 de outubro a 3 de novembro, ao lado de algumas das maiores lendas da “nona arte”.

Recorde-se que as primeiras porcelanas de exportação chegaram no século XVI ao continente europeu, nas naus de Vasco da Gama, com Portugal a deter o monopólio das rotas de navegação marítima do Índico – Mare Clausum / Mar fechado –, por via do Tratado de Tordesilhas (1492). É, assim ,que em jeito de homenagem surge Je Kraak – A porcelana chinesa das carracas portuguesas. “kraak” é uma reinvenção da palavra portuguesa “carraca”, numa alusão às embarcações que tinham caído nas mãos dos piratas holandeses com a preciosa carga.

Descubra o vídeo de Mara Clausum by Penin Loureiro.

O resultado é uma banda desenhada em tons de azul profundo a história da porcelana e dos Descobrimentos portugueses, numa narrativa gráfica de linguagem universal onde não faltam piratas, humor e magia. Esta peça artística estará disponível por um pvp de €395 em qualquer loja Vista Alegre.

A famosa fábrica de porcelana foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Só no ano passado, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 30 prémios no total!

0
Would love your thoughts, please comment.x