Por a 12 Novembro 2019

Dare Studio é uma empresa de design britânica com uma abordagem, por excelência, artesanal. Fundada em 2009 por Sean Dare, o trabalho do estúdio é classicamente intemporal, com uma estética limpa e definida. Cada peça de mobiliário é trabalhada segundo os mais altos padrões com materiais cuidadosamente selecionados.

 

Ao colaborar com vários designers respeitados globalmente, Dare Studio projeta e produz móveis feitos para durar com o recurso a técnicas inovadoras e graças à colaboração com artesãos experientes.

Após quinze anos a projetar produtos para diversos retalhistas e fabricantes, Sean Dare criou o Dare Studio para desfrutar de uma sensação de autonomia no processo de design. A buscar pela liberdade de desenhar produtos pelos quais Sean tinha uma afinidade pessoal, levou-o a utilizar uma variedade de materiais e técnicas de fabrico menos convencionais. A primeira coleção Dare Studio foi nomeada Katakana e compreendia uma cadeira de jantar, espreguiçadeira, banqueta, sofá e mesa.

Cada design da coleção tinha um perfil angular distinto, um estilo que não estava em conformidade com os ideais comuns. Os materiais utilizados, como nogueira preta americana sólida, eram considerados muito caros para oficinas mais convencionais, mas a coleção despertou o interesse internacional de arquitetos e designers de interiores. A coleção Katakana tornar-se-ía a pedra basilar do Dare Studio e permanece disponível ainda hoje.

O trabalho do estúdio é influenciado por uma combinação de estilos japonês, dinamarquês e arquitetónico. O estúdio não é movido por tendências, acreditando no design duradouro, tanto esteticamente como em termos de construção: as peças de mobiliário são construídas para durar, passando como herança de geração em geração. Aliado a isso, o estúdio está comprometido em conservar recursos e minimizar o seu impacto no meio ambiente, reduzindo desperdícios e emissões nocivas.

Em 2012 o Dare Studio começou a trabalhar com outros designers que partilhavam uma visão semelhante. Incluem-se designers britânicos como David Irwin, James Melia e, mais recentemente, Namon Gaston.

A Dare lançou dois novos designs de Gaston no London Design Festival: a poltrona Oxbow e a poltrona Alma. Além disso, o estúdio lançará um novo sistema de bancada de trabalho projetado por Sean Dare.

A nova poltrona Oxbow combina um assento ergonomicamente estofado com uma estrutura de madeira maciça limpa e adequada ao formato. Indicada para ambientes comerciais e residenciais, esta cadeira convidativa, com as suas linhas suaves, é bonita e acolhedora.

A Oxbow está disponível em duas versões: uma cadeira de carvalho com Morne Mist, um tecido de lã e algodão tecido à mão, projetado pela oficina de tecelagem da Irlanda do Norte, Morne Textiles; uma cadeira de nogueira com um novo tecido de lã desenhado por Eleanor Pritchard Studio, com sede em Londres.

Também assinada por Namon Gaston, a nova cadeira empilhável Alma é simples, moderna e minimalista. Feita com madeira maciça, esta cadeira apresenta um elevado grau de rigidez devido às pernas ligeiramente abertas. Assento versátil e prático, as cadeiras Alma podem ser empilhadas juntas até ao número de oito. A cadeira Alma está disponível em carvalho natural e ebonised, com um assento estofado opcional numa seleção de tecidos e couros.

0
Would love your thoughts, please comment.x