Por a 11 Outubro 2019

Quem não se queixou já dentro de casa com o excesso de barulho? Vindo da rua, dos vizinhos, dos automóveis lá fora ou de eletrodomésticos em atividade? A pensar nisso, reunimos oito boas práticas para travar a poluição sonora dentro de casa.

É capaz de atravessar paredes e ressoar nas paredes. Quando o barulho é diário e repetitivo a vida em casa pode tornar-se verdadeiramente insuportável. Proteger-se do barulho está também nas suas mãos.

1 Instalar teto falso

Crianças a correr e saltar ou vizinhas com saltos altos são alguns dos maiores impactos que podem atravessar o teto. Instalar uma placa de gesso para isolamento acústico pode diminuir consideravelmente o ruído vindo de cima comprometendo apenas cerca de 15 centímetros de pé direito.

2 Isolar paredes

Sabia que já existe tinta anti-ruído? Não funciona sozinho, mas aliado a outras boas práticas ajuda a diminuir este impacto sonoro.

3 Substituir janelas

Janelas novas e eficientes são a melhor defesa contra ruídos externos, barulho do tráfego ou das mais diversas atividades humanas – Já dedicámos um texto a este tema – Para escolher janelas novas deve informar-se sobre que tipo de isolamento acústico é o melhor para a sua habitação.Ficando desde já a saber que habitualmente, as janelas de vidro duplo estão entre as mais eficientes.

Se não tiver oportunidade de substituir as janelas, tente tornar mais estanque a passagem de ruído. Para isso, troque as juntas. Existem várias soluções à disposição, nomeadamente as vedações de borracha ou fitas adesivas. O silicone de cartucho aplicado à pistola é outra das possibilidades.

4 Calafetar a porta de entrada

Calafetar a porta de entrada para não ouvir o som do patamar das escadas é outras das medidas a tomar. As portas blindadas são uma solução óbvia que trará resultados imediatos.

5 Equipar-se com têxteis

Casas com construções recentes raramente têm problemas de ressonância. Receber amigos para jantar e o som tornar-se insuportável pelo piso de mosaico, entre outros exemplos, pode ser infernal. Mas existem algumas soluções simples que podem ajudar, e muito. Adquiri tapetes, cortinados grossos e duplos, quadros e revestimentos nas paredes,  parece óbvio mas é das medidas mais importantes para diminuir este flagelo. Os próprios móveis, como estantes com objetos variados acalmarão a propagação do som.

6 Eletrodomésticos silenciosos

Ao comprar uma arca frigorífica, uma máquina de lavar ou um aspirador deve solicitar o manual técnico e verificar o nível de décibeis. Existem máquinas de lavar silenciosas mesmo no modo de rotação. Se, por sua vez, o seu equipamento for antigo, equacione colocar almofadas anti vibração sob os pés da máquina.

Fotografia: Doublespace 

0
Would love your thoughts, please comment.x