Por a 31 Outubro 2019

É das divisões mais importantes de qualquer casa, embora poucos lhe reconheçam essa relevância toda. Revelamos-lhe cinco truques para que a sua cozinha seja eficiente do ponto de vista da organização, higiene e funcionalidade. Em paralelo, sugerimos-lhe outras tantas inspirações para que dê o pontapé de partida!

StudioAG

LAYOUT É a primeira coisa em que se deve ganhar tempo a definir. Existem diversos tipos de cozinha, mas nem todos se adequam ao nosso espaço. Ainda assim, existe uma regra que deve ser respeitada: a regra do triângulo, de forma a criar um triângulo funcional que reduza o número de movimentos quando se trabalha na cozinha. É possível aplicar a regra do triângulo em praticamente todos os formatos de cozinha e o conceito passa por ter em mente que qualquer ação na cozinha ocorre entre o fogão, o lava-loiça e o frigorífico. São estes três pontos, e a linha imaginária entre eles, compõem a Regra do Triângulo.

Paulo Lima

ORGANIZAÇÃO Para uma otimização dos espaços instale divisórias e tabuleiros dentro dos armários para uma disposição mais eficiente.

Valentín Hincú

ILUMINAÇÃO É conveniente tirar o máximo partido de luz natural, evitando, se possível, estores ou cortinados. Do ponto de vista da luz artificial, deve pensar em iluminação geral, a de teto e que iluminará toda a divisão, e iluminação de trabalho, isto é, faixas de led que atuam cirurgicamente nas bancadas de trabalho.

DESIGN Armários lisos, com puxadores ocultos e electrodomésticos encastráveis, conferem um resultado mais contemporâneo.

Giorgio Baroni

COR são habitualmente uma questão de gosto. Ainda assim, os tons claros e frescos, tradicionalmente resultam bem, pois produzem um efeito de ampliação do espaço. Ainda mais, se os armários forem pintados do mesmo tom da parede.

0
Would love your thoughts, please comment.x