Por a 16 Outubro 2019

A iluminação é dos fatores mais importantes em qualquer projeto de interiores ou arquitetura. Representando os quartos a divisão do descanso por excelência, devemos ter uma preocupação adicional no que a isto diz respeito.

Seja discreta ou ousada, a iluminação, tal como os restantes elementos da casa, deve ser adquirida de acordo com o seu estilo e gosto pessoal. Sempre tendo em mente, em simultâneo, a necessidade de ser agradável e funcional.

Tratando-se de um quarto sugerimos, de uma forma geral, lâmpadas de temperatura quente, isto é, não tão fria quanto as lâmpadas de cozinha ou as de casa de banho.

ILUMINAÇÃO SUSPENSA

 Não precisam de ser duas peças iguais. A assimetria aqui resulta igualmente bem. , embora seja conveniente que tenham a mesma linguagem.  Há quem prefira os lustres, por criar um jogo de sobras diferente com áreas mais claras e outras ligeiramente mais escuras.

ILUMINAÇÃO GERAL

É a tradicional iluminação de teto. Indispensável para garantir a luz geral. Felizmente as marcas hoje já se preocupam com o design destes pontos de iluminação e não apenas com a sua parte funcional. É uma iluminação que deve ser difusa e agradável.

ILUMINAÇÃO DE PAREDE

São os chamados apliques. Habitualmente, são simétricos e até há soluções com braços articulados. São particularmente bons para áreas pequenas onde, muitas vezes, nem sequer há espaço para mesinhas de cabeceira. Alguns deles permitem mesmo redireccionar a luz para onde pretendermos. Cumprem a função e já existem modelos com um design irresistível!

ILUMINAÇÃO DE MESA

Tradicionais, confortáveis e práticos. Capazes de iluminar sem ferir caso queira desfrutar de uma boa leitura.

SANCAS

Muitas vezes são executadas em gesso, e indicadas quando se pretende uma iluminação geral de baixa intensidade. Regra geral é uma iluminação quente e acolhedora.

Claro que tudo isto dependerá, também, da dimensão do próprio quarto. Espaços mais amplos permitirão soluções conjugadas e até mais variadas como os candeeiros de pé, para citar apenas um exemplo.

Imagem: Homestories.

0
Would love your thoughts, please comment.x