Por a 4 Agosto 2019

Da escolha dos melhores produtos, à preparação prévia, ou às regras de aplicação. Aqui estão os cinco erros mais comuns mas que ainda vai a tempo de evitar.

1.Ignorar o underlay de tinta

Que é como quem diz, ignorar o primário ou a camada de impressão que é utilizada para regular a porosidade da tinta. Isto limita o número de camadas de tinta necessárias. Por sua vez, se a base for opaca também facilita as mudanças de cor. De notar que existem, porém, algumas tintas que poderão funcionar sem este produto, mas deve informar-se junto de um especialista previamente.

2.Desconfiar das tintas monocamadas

A pintura monocamada não é um tipo de tinta, mas sim uma forma de aplicar a tinta. Habitualmente, contém mais pigmentos do que as tintas multicamadas e têm uma textura mais suave, dando-lhes maior ‘poder’ de cobertura, mas regra geral, menor rendimento.

3.Saltar etapas

Na tentativa de economizar tempo há quem salte etapas que se farão pagar no futuro. Repintar uma cozinha é um projeto que implica despender de tempo e de dinheiro se o pretendido for um resultado estético e durável. Antes de aplicar a tinta, deve preparar a superfície, deixando-a limpa e lisa. Caso contrário, a tinta descamará mais rapidamente. Todas as camadas são importantes, e uma terceira é recomendada para garantir a resistência a cortes e altas temperaturas.

4.Escolher um acabamento fosco ou mate

Este tipo de acabamento esconde os defeitos e confere uma luminosidade mais filtrada. Porém, não nos devemos esquecer que nestas divisões é importante a resistência à humidade e ao calor e que, existem algumas tintas, próprias para cozinha com acabamento brilhante ou acetinado e com a capacidade de endurecimento e protecção adequadas para as cozinhas.

5.Falta de organização

Comece por seleccionar as ferramentas certas, que o ajudem a alcançar mesmo o pé direito mais alto ou os ângulos mais difíceis de alcançar.

Na hora de pintar, deve começar por pintar o teto por causa do risco de escoamento.

Aplique fita adesiva de forma a evitar derramamento para sítios indesejados. Não se esqueça, contudo, de a retirar antes de a tinta secar completamente, correndo o risco da tinta descascar.

Mantenha à mão um pano húmido para limpar imediatamente qualquer mancha indesejada. E, por fim, leve em conta os tempos recomendados de secagem.

Imagem: Projeto dos arquitetos ucranianos Sstephents

0
Would love your thoughts, please comment.x