Por a 18 Julho 2019

A 6ª edição da coleção Sardinha by Bordallo Pinheiro apresenta 28 novas criações. E, entre os signatários do movimento “sardinhismo”, estão fadistas, humoristas e chefs conhecidos do grande público, como Ana Moura, Ljubomir Stanisic ou Agatha Ruiz de la Prada.

por Mafalda Galamas

A sexta edição da icónica coleção desenvolvida em parceria entre a Bordallo Pinheiro e a EGEAC foi apresentada em Lisboa e conduzida pelo apresentador e locutor de rádio Fernando Alvim. A sessão teve intervenções de Nuno Barra (administrador da Vista Alegre) e Jorge Pé Curto, o autor que assina a sardinha especial de edição limitada a 173 exemplares, (os anos que Raphael Bordallo Pinheiro teria se estivesse vivo).

No dia em que ela lhe faltar

O escultor português retrata um autêntico “pesadelo de uma noite de verão”, alertando nesta peça para o drama da escassez de sardinhas no Atlântico, e a possibilidade de extinção do pescado favorito dos portugueses no Verão. A sardinha aparece na sua mortalha, embrulhada na bandeira nacional, velada pelo Zé Povinho, em lágrimas.

Entre as 28 novas criações que  compõem o “cardume” de 100 sardinhas estão as fadistas Ana Moura, Cuca Roseta e Gisela João, os humoristas António Raminhos e Fernando Alvim, os chefs Henrique Sá Pessoa e Ljubomir Stanisic, e a designer de moda Agatha Ruiz de la Prada.

Apelo da Ana Moura

Guitarra de Cuca Roseta

Gisela (joão) no Coraçao

Barbinha, António Raminhos

Alvim e a Conquista do Universo

Conserva (Henrique) Sá Pessoa

Agatha Ruiz de la Prada

Este ano, as “redes” da Bordallo Pinheiro apresentam um “cardume” de inesgotável frescura, que totaliza cem criações colecionáveis, incluindo a sardinha “original”, o modelo de faiança concebido no século XIX pelo génio imortal de Raphael Bordallo Pinheiro.

Destaca-se, também, pelo segundo ano consecutivo, a parceria firmada com o World Press Cartoon, com duas criações que vão cravar “uma espinha na garganta” na consciência de muitos “sardinhistas. As “redes” da nova coleção estendem-se ainda às regiões autónomas dos Açores e Madeira, em duas criações do artista plástico João Vaz de Carvalho.

Açores

Madeira

DESCUBRA AS RESTANTES CRIAÇÕES DESTA SEXTA EDIÇÃO:

¡Viva y Olé

Bloqueada

Chulapa

Criação

Equação do amor

De Risco

Detox

Equação do Amor

Estou Em Brasa

Festiva

Gato Faminto

Histeria de Espanha

Mala

Mantón

Não Pescas Nada Disto

Olha a Castanha!

Perfume Nº1

Vinil

 

 

 

0
Would love your thoughts, please comment.x