Por a 12 Abril 2019

Inaugura hoje, em Florença, – e está em exposição até 26 de Maio de 2019 – a Exposição 100 Sides notes on Anonymous (20th Cenntury), com modelos, esboços e fotografias históricas de Leornardo Ricci. Considerado um dos mais brilhantes protagonistas da arquitetura da segunda metade do século XX.

O centenário do nascimento do escritor, pintor e arquiteto põe a descoberto, pela primeira vez, esquissos expressionistas, pinturas com forte impacto material e figurativo, fragmentos de composições em mosaico, fotografias de época e modelos de projetos conjugados com desenhos arquitetónicos, de Ricci, que nunca foram investigados permitindo assim, homenagear e enaltecer o trabalho do artista nas suas diferentes formas de expressão estética.

A estes juntam-se, ainda, documentos em áudio, vídeo e trechos de revistas contribuindo para uma melhor compreensão da mensagem multifacetada de Leonardo Ricci. O resultado é uma visão geral e surpreendente da incrível pesquisa teórica e produção artística do autor.

A exposição, com curadoria de Maria Clara Ghia, Ugo Dattilo e Clementina Ricci, visa apresentar a figura que partiu em 1994, de uma forma livre e com uma clara abordagem interdisciplinar. O visitante será guiado por trechos do Anonymous (século XX), um livro existencialista escrito por Ricci nos Estados Unidos em 1957, “não um livro aprendido para especialistas, mas aberto a todos”, como o próprio autor referiu.

Uma oportunidade única do homem que privou com Albert Camus, Jean Paul Sartre e Le Corbusier em Paris, e que chegara até a América do Norte, onde conhecera as práticas da Action Painting.

Imagens: Divulgação.

0
Would love your thoughts, please comment.x