Por a 15 Fevereiro 2019

A Open House é uma adição contemporânea a um tradicional retiro familiar nas montanhas. Localizada em Abadieh, a uma hora de carro da capital libanesa de Beirute, a casa de férias é o retiro ideal dos moradores que assim escapam do calor e da humidade do verão típico na cidade.

Projeto: Domaine Public Architects 

A construção é estritamente regulada por códigos de construção não atualizados há mais de setenta anos. A casa aberta desafia cuidadosamente as regras existentes para propor uma nova tipologia de pátio-casa inspirada na lógica espacial da tradicional Casa Libanesa. O objetivo do projeto é integrar melhor a casa no seu contexto natural e revigorar a paisagem existente para melhorar ainda mais as relações familiares e sociais.

A aldeia montanhosa circundante contribuiu para uma paleta de material arquitetónico unificador de pedra tradicional e telhados vermelhos. No entanto, a construção do pós-guerra aderiu a códigos de construção rígidos e gerou estruturas sem um estilo arquitetónico coerente. Projetos recém-desenvolvidos adotaram elementos estilísticos históricos díspares e trouxeram uma linguagem arquitetónica baseada em pastiche pós-moderno incoerente.

Alternativamente, a Open House abraça o contexto histórico ao enfatizar a história do espaço em vez do estilo. Em vez de adotar elementos estilísticos de colunas, arquitraves e arcos, a Open House reinterpreta os principais elementos espaciais da arquitetura tradicional e a sua relação com a natureza. O espaço público, o agente organizador de uma casa tradicional libanesa, é assim transformado num amplo pátio interno.

Pedra local foi incorporada numa tela paramétrica translúcida para refletir o sol de verão durante o dia e irradiar luz quente de dentro à noite. E o mais importante, a conexão com o cenário natural, fundamental para a arquitetura tradicional libanesa, torna-se o princípio orientador do design.

A Open House homenageia a dimensão histórica do lugar através da materialidade, escala, relação com a natureza e a sua reinterpretação dos conceitos espaciais do passado. A integração da paisagem dentro do tecido da casa forma uma sinergia única entre o existente e o novo, o exterior e o interior.

Do extenso jardim ao ar livre que se estende para o espaço de estar e pátio interior, para os terraços ao ar livre mais intimamente sombreados, espaços públicos de diferentes escalas geram encontros animados e interações comunais. Tal promove uma dinâmica familiar mais saudável e aumenta muito as relações sociais. A Open House, ao reformular cuidadosamente o código de construção existente, apresenta uma nova tipologia profundamente enraizada no contexto e na história, aprofundando as relações humanas.

Sobre Domaine Public Architects

Domaine Public Architects foi fundado em 2012. O portfólio diversificado de trabalhos inclui projetos nos Estados Unidos, Costa do Marfim, Nigéria, Espanha, México e  Médio Oriente. Os projetos variam de galerias, apartamentos, casas particulares, hotéis a projetos residenciais de grande escala, entre outros.

0
Would love your thoughts, please comment.x