Por a 12 Novembro 2018

“O meu maior desafio foi manter vivo o desenho original”, disse o designer Maarten Baas, a propósito do processo de fabrico do sofá da sua autoria, Something Like This Sofa.

A Moooi amplia a sua coleção de assentos com o seu primeiro sofá modular – que se destaca notavelmente dos seus pares. Something Like This Sofa vê o desenho original do designer Maarten Baas ganhar vida, do papel para as lojas, com a mesma irregularidade com o gizou. 

Enquanto as pinceladas ásperas e tortas são normalmente suavizadas durante o processo de fabrico, Something Like This Sofa celebra a assimetria. Como um terreno montanhoso, o sofá comanda a atenção – e não se leva muito a sério.
Há alguns anos, Baas abordou a Moooi com um conceito diferente de tudo no mercado. “Sempre quis fazer um sofá que se parecesse com algo assim: como um desenho rápido. As minhas obras são muitas vezes desenvolvidas a partir de esboços espontâneos – rascunhos que acabam como produtos perfeitos. A Moooi, sendo uma marca que quer fazer a diferença, não quis produzir outra variação do que já conhecemos. Este estilo de sofá modular não havia sido nunca feito e a Moooi queria percorrer todo o caminho, até ao fim.

Marteen Baas; foto: kenton hatcher

Marteen Baas; foto: kenton hatcher


Comentando sobre a relação entre a manufatura e o processo criativo, Baas diz que sente falta da suavidade das linhas nos produtos industriais. O ‘ar’ e a liberdade desenhados com o lápis são frequentemente apagados durante a fase de produção, particularmente no caso de um sistema modular. Isto porque é mais fácil produzir linhas retas. O resultado é uma mão cheia de móveis, cuja estética é determinada pela facilidade e eficiência. A alma de um design é muitas vezes tolhida ao longo do percurso.

“Como o rascunho inicial foi muito rápido, o meu maior desafio foi manter vivo esse desenho original. O produto liga a inspiração inicial do designer ao mundo estrutural de um sistema comercial.” E isto é também o que Moooi defende.


Apesar da impulsividade do esboço, a ideia do Something Like This Sofa é baseada num arquetípico de três lugares. “Toda a gente conhece um sofá parecido, mas se reparar bem, na sua maioria têm sempre almofadas quadradas. O facto de que algo neste sofá não ser totalmente em linha reta – os seus cantos não descrevem 90 graus – torn-o único.


O produto final, algo lúdico, dá-nos algumas dicas sobre a maneira como a mente criativa de Baas funciona, ao mesmo tempo que permite que o cliente se torne o criador. Num subtil aceno ao processo do designer, os clientes podem projetar o seu próprio sofá no configurador on-line da Moooi. Com o configurador, o cliente pode alterar a composição do sofá ao seu gosto e, ao mesmo tempo, brincar com a cor, tecidos e pele disponíveis. Criando o seu próprio Something Like This Sofa.

Showroom Moooi, NY

Showroom Moooi, NY

0
Would love your thoughts, please comment.x