Por a 26 Maio 2018

O projeto mais ambicioso do Neolith® até hoje realizado em colaboração com a RCR Arquitectes

A história de ENIGMA começou com a visão do renomado chef catalão Albert Adrià para criar um projeto de restaurante “fora deste mundo e enigmático” que refletisse a sua culinária e a sua carreira. A sua visão tomou forma quando os vencedores do Prémio Pritzker 2017, RCR Arquitectes, desenharam a ideia de Adrià em aguarelas e decidiram materializá-la com a ajuda do Neolith®, da TheSize, fabricante e designer da Sintered Stone.

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

Através de uma colaboração incrivelmente criativa e estreita, bem como da experiência e do know-how técnico da Neolith, foi criado o misterioso interior de ENIGMA, fora deste mundo.   35947-preview_low_1328-1_35947_sc_v2com35948-preview_low_1328-1_35948_sc_v2com

Tendo trabalhado na proposta de design por três anos, Adrià queria garantir o resultado perfeito para o seu projeto do coração. O chef ambicionava um ambiente imersivo para cativar os seus convidados. O estilo de culinária e menu do chef é fortemente influenciado pelo ambiente, portanto, o interior tinha de refletir isso.

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

De papel para as paredes

O momento crucial em termos de design surgiu quando o atelier RCR, em colaboração com o arquiteto Pau Llimona, desenhou uma pintura em aguarela no tamanho de duas folhas A3, que seriam aplicados aos pisos, paredes, casas de banho, bancadas de cozinha, armários e sistemas de extração de ar. No entanto, um desenho em aguarela nunca fora feito em Pedra Sinterizada, colocando assim um desafio sem precedentes.

Carlos Garcia, Designer de Produto da TheSize explica: “Tivemos de expandir o design original, tentando não perder a qualidade de definição oferecida pelo desenho original. Cada pixel era igual a dois metros de piso final. ”

Através de P & D, a Neolith desenvolveu a tecnologia para recriar o desenho em lajes, produzindo uma réplica perfeita do desenho. Uma vez tal alcançado, a correspondência exata de cores teve de ser obtida, já que os tons verde e azul necessários são tons incomuns para superfícies sinterizadas.

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

A intensidade das cores tinha de se encaixar com os outros materiais e decorações em todo o restaurante, a fim de alcançar um ambiente unificado, mergulhando totalmente os clientes naquela atmosfera. Utilizando a tecnologia de decoração de impressão digital proprietária do Neolith, a NDD (Neolith Digital Design), o resumo do projeto do arquiteto foi completamente cumprido.  

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

Os arquitetos queriam que cada laje tivesse uma textura irregular como a do Riverwashed de Neolith, mas com um brilho sutil para fornecer uma superfície que é multisensorial – interessante para os olhos e convidativa ao toque.

“Neolith é um material contemporâneo com muitas propriedades. Ficamos tão surpresos com suas possibilidades que agora estamos usando para outros projetos ”, explica RCR.  

Instalação

O piso apresentou o maior desafio por causa de seu tamanho. Cada placa é única e deve ser perfeitamente montada para fornecer um design contínuo. No entanto, a única maneira de obter uma imagem completa do quebra-cabeças exigia alguma solução criativa de problemas e uma mudança de perspectiva.

Neolith instalou inicialmente todo o piso fora do local e usou um drone para captar as imagens de cima, garantindo assim que não houvesse inconsistências.   

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

Em conjunto, RCR Arquitectes / P. Llimona projetaram um espaço orgânico cheio de curvas e corredores estreitos o que exigiu que as lajes fossem cortadas em seis pedaços mais pequenos, sendo o menor de apenas 3 cm de largura. A precisão absoluta foi fundamental para garantir a uniformidade do desenho da aguarela. Inspirando-se num mapa, foi posto em prática um sistema de coordenadas, rotulando cada uma das placas para saber a sua posição exata no projeto. Desta forma, os instaladores no local foram capazes de juntar o interior como um puzzle.

Isto é ENIGMA

Albert Adrià, RCR Arquitectes e Neolith são todos premiados nas suas respectivas indústrias. Juntos, criaram um projeto verdadeiramente espetacular em termos de design, qualidade do material, comida e, surpreendentemente,de moda. Completando a cena está a equipa da ENIGMA, cujos uniformes também foram projetados por RCR / P. Llimona.

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

RESTAURANTE ENIGMA BARCELONA JORDI ADRIA

ENIGMA é cheio de surpresa: “Gostamos da ideia de que é um Enigma, que é difícil de explicar. É um espaço envolvente que se derrete, desaparece, quase um labirinto. Entre a materialidade e a conformação, toda uma série de movimentos orgânicos é criada. Sombras, transparências e uma presença aquosa, nebulosas.

NOTA  

A marca Neolith® é o resultado dos mais recentes processos de pesquisa e desenvolvimento do setor. O produto é 100% natural, composto de matéria-prima – argilas, feldspato, sílica e óxidos minerais naturais, e é reciclável.

0
Would love your thoughts, please comment.x