Por a 26 Maio 2022

Inserido numa paisagem idílica, rodeado de montanhas, prados e com o mar ao fundo, um antigo celeiro na Islândia foi transformado em casa e atelier. Um espaço de vida e criação com um interior neutro e que, sempre que possível, incorporou no projeto a paisagem local.

Projeto: Studio Bua / Área: 182 m2 / Ano: 2021 / Localização: Islândia / Fotografias: Marino Thorlacius / através de memória descritiva, via archdaily

O Studio Bua transformou um celeiro abandonado na Islândia rural numa casa e atelier de artistas. O celeiro em Hlöðuberg, Skarðsströnd, está situado numa antiga quinta com vista para o Breiðafjörður, no oeste da Islândia. O terreno rural é cercado por montanhas, prados, um fiorde e o mar ao fundo, o que o torna sujeito a condições climáticas e temperaturas extremas.

O objetivo era o de criar um espaço que pudesse atuar tanto como casa quanto como atelier de trabalho para os clientes. Encontrar o equilíbrio certo entre o espaço de trabalho e a casa da família era fundamental. O espaço precisava ser neutro o suficiente para exibir obras de arte, mas também um lar familiar acolhedor e um lugar para receber convidados.

O projeto de reabilitação e transformação foi concebido e construído como uma obra de arte. O Studio Bua estava determinado a manter o máximo possível da estrutura existente para preservar o caráter único do celeiro e fazer uso de alguns elementos.

A parte principal da estrutura existente foi construída a partir de betão maciço, espesso e resistente, com um telhado em aço. Foram acrescentados seixos locais para criar a ilusão de que o celeiro estava a nascer da terra. Uma adição simples, que estava sem telhado e em completo estado de ruína, foi mantida intacta e forma um pátio abrigado.

Os muros perimetrais, maravilhosamente arruinados e sem fundações, foram conservados, cercando um novo jardim murado onde flores, vegetais e ervas podem ser cultivados.  A paisagem local foi incorporada no projeto sempre que possível, com seixos e areia vulcânica da praia usada para preencher buracos na estrutura existente. Uma estrutura de madeira leve, de dois andares, foi inserida no espaço existente.

O novo volume de madeira é revestido em Aluzinco industrial, o que encarna a leveza do volume inserido. O Aluzinco é um dos poucos materiais capazes de suportar o ambiente agressivo e o clima extremo do lugar. O ondulado, faz referência à tradição de construção local e reflete a cor do céu e do prado ao redor, mudando com as estações e o tempo.

Apesar das condições extremas, a casa é muito eficiente e sustentável. Uma bomba de calor de fonte terrestre foi instalada, juntamente com piso radiante de baixa temperatura e vidros triplos em todas as janelas. Para evitar comprometer a estrutura existente não reforçada, apenas duas novas aberturas foram acrescentadas ao piso térreo. As aberturas existentes e novas foram cortadas com precisão para dar uma suavidade que contrasta com os acabamentos externos rugosos e revela, em seção, a cor e a textura do agregado irregular.

O interior detalhado, mas sereno, foi mantido neutro para garantir que não se distraia das obras de arte em exposição. A paleta de materiais foi inspirada pelas cores encontradas na natureza ao redor. No interior, a sofisticação contrasta fortemente com a natureza selvagem ao ar redor.

0
Would love your thoughts, please comment.x