A marca sueca apresentou as suas novidades para a próxima época com base nas tendências que estão a mudar as nossas vidas em casa.
A sustentabilidade, a digitalização e a urbanização estão foram apresentadas como macrotendÊncias da vida em casa. Cláudia Domingues, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da IKEA Portugal, começa por explicar que “Os nossos estudos indicam que estes fenómenos sociais estão a impactar a forma como vivemos e nos relacionamos uns com os outros. Hoje em dia, 16% dos portugueses sente que a ligação Wi-Fi em casa é mais importante do que o espaço social. Enquanto especialistas na vida em casa, procuramos compreender a influência das macrotendências no nosso dia a dia e, através desse conhecimento, desenvolver soluções de design e decoração cada vez mais relevantes e acessíveis à maioria das pessoas.”
Atentos a estes fenómenos e, em concreto, a digitalização e a tecnologia, a marca apresenta a nova coleção SYMFONISK, numa parceria com a Sonos, disponível a partir de agosto, para que todas as famílias portuguesas possam decorar as suas casas, agora com som.
Integrando a decoração das nossas casas através de uma coluna wifi que também serve como prateleira ou um candeeiro que também dá som. Também a coleção FREKVENS, disponível a partir de fevereiro, baseia-se numa proposta de colunas de som portáteis para os mais jovens, a preços acessíveis.
Para o facto de vivermos cada vez mais em grandes cidades e irmos mudando de casa regularmente, e com isso surgirem novos desafios e oportunidades que se relacionam com a flexibilidade, a criatividade, a funcionalidade e a eficiência, em casa… Surge a coleção OMBYTE. Disponível também a partir de Agosto, trata-se de uma coleção limitada cheia de cores, texturas, e padrões! Representando um reflexo de como podemos trazer a criatividade para a casa que é cada vez mais fluída.
A partir de Agosto estarão disponíveis centenas de novos artigos coloridos e versáteis!
Antes do ano terminar, em novembro, chegará ainda a coleção feita em parceria com o artista Virgil Abloh, diretor criativo da Luis Vuitton, intitulada MARKERAD, um statement de design a preços acessíveis. Esta é uma coleção adaptada aos dias de hoje, para casas que são mais pequenas e das quais nos mudamos cada vez mais.
Para além destas coleções específicas a marca sueca assume os seguintes compromissos, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade:
Pessoas Positivas, Planeta Positivo.
– Todo o algodão IKEA já é proveniente de fontes mais responsáveis e a madeira que usamos na nossa gama de artigos também o será até final de 2020;
– Deixarão de ser vendidos artigos de plástico de utilização única;
– Todo o poliéster usado nos têxteis IKEA será reciclado.
E, a partir de 2030, na IKEA serão usados apenas materiais reciclados e/ou renováveis em todos os nossos artigos para a casa!