Por a 14 Janeiro 2026

O ateliê Callender Howorth, de Mark Howorth, assina a remodelação deste apartamento Belle Époque de 191 m², em Paris.

Projeto: Callender Howorth / Fotografias: Vigo Jansons / Texto: segundo memória descritiva

Restaurar a sua grandiosidade e reinterpretar o espaço, dotando-o de todo o conforto, com uma atmosfera eclética e romântica, era parte dos principais objetivos dos seus proprietários, um casal de americanos apaixonados por França. Outrora despojado dos seus elementos arquitetónicos originais e num estado precário, o apartamento passou por uma transformação completa. A equipa de design recuperou a estrutura essencial, reconfigurando o layout para melhorar a fluidez espacial.

A renovação introduziu casas de banho generosas, uma sala de vinhos e uma cozinha de última geração, assegurando o melhor enlace entre o charme histórico e o conforto contemporâneo. 

Um dos principais focos do projeto foi a reintrodução dos detalhes arquitetónicos. Em colaboração com os especialistas da Stevensons of Norwich, a Callender Howorth desenvolveu uma linguagem de design personalizada para os painéis, tetos e portas, imprimindo ao espaço a sensação de renovada grandiosidade. Um dos destaques é o teto da sala de estar, feito sob medida e decorado com delicados motivos de borboletas, uma homenagem ao símbolo preferido dos clientes. 

O conceito de design interior inspira-se na ideia de uma “caixa de joias”: uma sequência de espaços ricos e envolventes, animados por tonalidades vibrantes, mármores com pátina e contrastes texturais.

Para reforçar a sua personalidade, a Callender Howorth curou uma série de peças de mobiliário vintage e contemporâneas, equilibrando a elegância intemporal com a sensibilidade moderna

A arte tem um papel central na narrativa do design. Em colaboração com o Lost Art Salon, de São Francisco, a equipa criou uma impressionante parede artística na sala de jantar, composta por obras de meados do século XX com significado pessoal para os clientes, muitas delas provenientes de Ojai, a sua cidade natal na Califórnia. 

Com uma carreira jurídica de sucesso, os clientes estruturaram as suas vidas em torno do seu amor por França, passando longos períodos em Paris, e matriculando os filhos na escola americana. Esta residência é hoje o seu refúgio europeu perfeito. Um espaço que honra a sua ligação à cidade, sem detrimento do conforto de um lar.