O escritório Sparano + Mooney Architecture traduziu o conceito de “banho de floresta” nesta casa de montanha. Assente em critérios de tranquilidade, privacidade e sustentabilidade, a “Nest” está aninhada numa área que pertence a uma estância de esqui. As fotografias são de Joe Fletcher.
Projeto: Sparano + Mooney Architecture / Fotografias: Joe Fletcher / segundo memória descritiva
“Nest” é o mais recente projeto residencial do escritório Sparano + Mooney Architecture. Um refúgio sereno localizado em Park City, Utah, projetado para um casal e sua família. Com 762 m² e situada num terreno de 3,2 hectares, a casa está aninhada num bosque de álamos no meio de um prado extenso.


Os clientes queriam combinar uma sensação de tranquilidade e privacidade com o potencial de lazer do local, uma vez que a casa se encontra dentro de uma estação de esqui. Nesse sentido, a residência foi desenhada para ser uma extensão da vida ao ar livre, com uma varanda coberta que se estende por toda a frente, proporcionando uma vista panorâmica da paisagem envolvente.


O programa da casa reflete esse desejo de privacidade, com a suíte principal concebida como um santuário separado por uma ponte que liga as principais áreas de estar. A disposição interior inclui três quartos de hóspedes, um quarto com beliches, uma suíte de hóspedes, seis casas de banho completas e um lavabo, sala de ioga/meditação, escritório, ginásio com sauna ao lado de um pequeno deck, uma banheira de hidromassagem embutida e uma garagem com um pátio aquecido que inclui um campo de pickleball regulamentar.

Os proprietários são cozinheiros e anfitriões entusiastas. Por isso, a cozinha possui uma despensa separada e uma copa que inclui um frigorífico para vinhos, um pequeno forno de parede e uma cafeteira. O ponto central da cozinha é o fogão Lacanche Forneaux e os eletrodomésticos Wolf e Sub-Zero. Espaços de entretenimento adicionais incluem uma sala combinada de bilhar, biblioteca e sala de estar adjacente à cozinha, bem como uma sala de estar no piso inferior com uma kitchenette e um mural personalizado na parede.



Por ser uma propriedade com acesso direto às pistas de esqui, a casa também possui uma sala completa para equipamentos com prateleiras para armazenamento. Os animais de estimação dos clientes foram levados em consideração no projeto da casa, que inclui uma área para banho de cães e um parque exterior.




Os materiais escolhidos aumentam a sofisticação da casa. O exterior em pinho radiata ReSawn Timber termicamente modificado homenageia a paisagem florestal, enquanto o betão moldado em tábuas realça o revestimento. O interior é principalmente revestido em madeira de carvalho natural, com paredes de gesso veneziano e detalhes em metal. “Nest” não é apenas uma elegante residência moderna nas montanhas – é também uma casa altamente sustentável que incorpora os melhores princípios e sistemas de design passivo da indústria.


De acordo com os desejos dos clientes, o conceito para a casa centrou-se no “banho de floresta” – uma prática que absorve os aspectos sensoriais e rejuvenescedores da envolvente e que se traduz num processo de caminhar conscientemente na floresta sem um destino específico e permitir que os seus sentidos processem o ambiente ao seu redor.