A Galeria ETERNO, no Prata Riverside Village, tem patente até ao próximo dia 31 de janeiro de 2026 a exposição coletiva City Edges. A mostra reúne cinco artistas e explora o modo como habitamos as cidades no presente.
A Eterno apresenta City Edges, uma exposição coletiva que reúne cinco artistas de diferentes geografias — Bélgica, China, Arábia Saudita, Estados Unidos e Portugal — para explorar o modo como habitamos as cidades do presente. As obras questionam a relação entre o humano e o urbano, entre o espaço físico e o digital, refletindo sobre o impacto da tecnologia, do crescimento e da migração no modo como vivemos e percebemos o mundo.


Num tempo em que o ritmo urbano se acelera e a vida coletiva se fragmenta, City Edges parte da ideia de que a cidade é um organismo em transformação permanente. A exposição propõe um olhar sobre as suas margens — espaços de contacto, conflito e possibilidade — onde o progresso e a memória coexistem. Através de linguagens digitais, fotográficas e escultóricas, os artistas revelam as múltiplas camadas que compõem a experiência urbana contemporânea: entre o ruído e o silêncio, a matéria e a imagem, a aceleração e a pausa.




Participam na exposição Kirk Finkel (untitled, xyz), Yang Yongliang, Stijn Stragier, Khaled Makhshoush e o duo português Boris Chimp 504, apresentando obras inéditas e edições criadas especialmente para o projeto.



Em paralelo à exposição, a Eterno lança uma série de edições limitadas criadas por 4 dos seus 5 artistas, que traduzem a diversidade material e conceptual do projeto. As edições incluem impressões 3D de untitled, xyz, painéis solares de Stijn Stragier, edição lenticular de Khaled Makhshoush e serigrafia de Boris Chimp 504. Para além das edições físicas, City Edges apresenta também uma componente NFT que expande o diálogo entre arte digital e materialidade. Boris Chimp 504 lançam quatro NFTs: três associados às obras únicas da exposição, e um baseado na versão Artist Proof da edição. Khaled Makhshoush apresenta dois NFTs, correspondentes às duas obras únicas que apresenta em City Edges. untitled, xyz lança quatro NFTs: dois associados às suas obras únicas, e dois originados na sua edição, nas versões Normal Edition e Artist Proof. Estas edições digitais prolongam o universo da exposição para o espaço virtual, refletindo sobre novas formas de criação e colecionismo no contexto da arte contemporânea.