Uma casa vitoriana, clássica por fora e imprevisível por dentro. O projeto, ousado mas intemporal, é assinado pelo estúdio Replus Bureau e as fotografias são de Andriy Bezuglov.
Projeto: Replus Bureau / Fotografias: Andriy Bezuglov
O mais recente projeto do coletivo londrino Replus Bureau, é um apartamento de dois quartos em Notting Hill — uma casa vitoriana clássica por fora, mas por dentro queríamos muito menos previsível. “Londrino, sim, mas também um pouco rebelde”, dizem.






O layout não era perfeito: a cozinha e a sala tinham de partilhar o mesmo espaço. “Em vez de lutar contra isso, aceitámos e tentámos criar uma cozinha sem móveis de cozinha”. Como? “A ilha não é apenas uma caixa simples, mas um armário com 200 anos que encontrámos numa loja de artigos em segunda mão. O resto da cozinha é todo em aço inoxidável, quase industrial, como se não pertencesse realmente aqui. Para manter o equilíbrio, escondemos o frigorífico, a caldeira e outros utensílios dentro de um guarda-roupa projetado para se parecer com as portas originais do apartamento”.




A maioria dos móveis é vintage, colecionada ao longo do tempo, com algumas peças trazidas da Ucrânia para refletir as raízes do cliente. O sofá é estofado com um tecido Paolo Moschino. Pequenos detalhes conferem personalidade: o quarto principal tem uma porta preta brilhante, enquanto o quarto de hóspedes mantém o seu vitral original.











A casa de banho parece ter saído diretamente de Nova Iorque, com um padrão de mosaico personalizado projetado pela equipa do estúdio.





Nota para o fato de ter sido colocado parquet com isolamento acústico extra em todo o apartamento, substituindo os tapetes típicos de Londres. O resultado, sublinham, “é uma elegância vitoriana com um toque punk — intemporal, ousada e pessoal”. Nós concordamos. E vocês?