Por a 21 Agosto 2025

Em parceria com a Oak Spring Garden Foundation, a de Gournay anuncia uma coleção de papéis de parede e porcelanas pintados à mão em homenagem a Rachel “Bunny” Lambert Mellon e o seu legado na Oak Spring Garden Library, em Upperville, Virgínia.

A primeira colaboração de seu género, a Coleção Bunny Mellon para a de Gournay inspira-se na coleção incomparável de livros, manuscritos e obras de arte relacionados com a horticultura, o design de paisagem, a botânica, a história natural e as artes decorativas, adquiridos Rachel. Mellon e atualmente guardados na Oak Spring Garden Library.

Cada criação da coleção presta uma homenagem cuidadosa ao olhar inimitável de Rachel Mellon, refletindo ao mesmo tempo a extraordinária habilidade artística e o domínio técnico do ofício da de Gournay.

Talentosa paisagista, horticultora e filantropa, Rachel Mellon dedicou a sua vida ao estudo e à criação da arte e da beleza. O seu impecável sentido de estilo, aliado à sua paixão pelo artesanato, continua a inspirar gerações até hoje.

“Enquanto uma lenda do design americano, esta é uma oportunidade extraordinária de mergulharmos no incrível mundo da Sra. Mellon, na Oak Spring Garden Foundation”, afirma Hannah Cecil Gurney, Diretora da de Gournay.

Delicadamente pintados e bordados à mão, os desenhos da coleção refletem a curiosidade vitalícia da Sra. Mellon pelo mundo natural. A coleção inspira-se não apenas nas obras da biblioteca de renomados artistas botânicos, como Charles Germain de Saint Aubin, Julius François de Geest e Abraham Munting — que exerceram grande influência nas próprias práticas hortícolas da Sra. Mellon —, mas também nos jardins, plantas e flores, assim como na paisagem da Virgínia que a cercava e que ela cultivou com dedicação na Oak Spring Garden ao longo de mais de sessenta anos.

As plantas estão no cerne da nossa missão e sempre tiveram um papel central nas artes decorativas”, afirma Sir Peter Crane, Presidente da Oak Spring Garden Foundation.
“Os desenhos da de Gournay permitir-nos-ão destacar os tesouros botânicos da espetacular biblioteca da Sra. Mellon de uma forma nova e empolgante.”

FLORILEGIUM

“Florilegium” reúne as coloridas ilustrações botânicas de alguns dos artistas preferidos de Mellon presentes na Oak Spring Garden Library, incluindo Julius François de Geest, Charles Germain de Saint Aubin e Domencio Buonvicini.

Com camadas de páginas que se desdobram suavemente e são presas por falsos pregos de latão, o efeito trompe l’œil do papel de parede pintado à mão evoca a sensação de folhear a biblioteca de Rachel Mellon, virando delicadamente as páginas dos seus diversos manuscritos para revelar algumas de suas flores silvestres favoritas, entre elas o aciano, a papoila e o linho-azul. O fundo do papel de parede apresenta o característico azul-claro, estriado manualmente para reproduzir o aspeto de um dos acabamentos decorativos empregados em toda a Oak Spring.

HORTUS MEDICUS

“Hortus Medicus” faz referência a um conjunto de oito pinturas a óleo sobre tela do século XVII, adquiridas por Mellon na década de 1970 por sugestão do seu amigo Hubert de Givenchy.

As obras, que retratam impressionantes representações de mandrágora, cardo-de-são-bento, babosa (aloé vera) e outras plantas medicinais, estavam originalmente expostas num antigo boticário no Vale do Loire, que foi salva da destruição durante a Revolução Francesa.

Apresentadas em escala monumental, maiores que o natural, e animadas por insetos e borboletas que parecem flutuar na cena, muitas das plantas exibem raízes e bulbos à mostra, provavelmente uma forma encontrada pelo artista de sugerir suas aplicações medicinais. Para reproduzir o aspecto espesso de impasto das telas originais, este desenho é pintado à mão em camadas de tintas foscas e opacas, sendo em seguida levemente lixado e desgastado para realçar ainda mais a sensação de escuridão e envelhecimento do tempo.

LE BON JARDINIER

Seja em simples vasos de terracota com borda enrolada, caixas de plantio ao estilo de Versalhes ou barris de teca feitos à mão, a visão infalível de Rachel Mellon para o seu jardim, e a sua preferência por combinar o grandioso com o humilde, estendia-se até os próprios recipientes.

“Le Bon Jardinier” retrata um desfile exuberante de vasos organizados em agrupamentos sobre um plano unificado, evocando a estufa da Oak Spring Garden, onde vasos carregados de bulbos de primavera, gerânios e topiárias são levados para dentro e fora do jardim conforme a mudança das estações.

Pintado à mão sobre papel Xuan na cor Antique White, este design reproduz exatamente os vasos encontrados por todo o jardim ou aqueles das detalhadas gravuras de plantas em vasos monumentais do artista botânico do século XVII Abraham Munting, preservadas na Oak Spring Garden Library.

THE GLASS GARDEN

Estudo de algumas das coisas favoritas de Mellon, este papel de parede reúne réplicas pintadas à mão das adoradas cestas da Basket House da Oak Spring e dos objetos do dia a dia presentes no mural de Fernand Renard na Estufa Formal.

Os motivos são combinados com representações de flores pintadas de forma ingênua em vasos de vidro, retiradas de um manuscrito do meio do século XVIII do artista Cornelius Markee, atualmente conservado na Oak Spring Garden Library.

Organizado em estilo totémico, a simplicidade geral do design enfatiza a beleza única e humilde de cada haste de flor ou objeto simples. Este papel de parede sobre fundo de seda é oferecido com detalhes adicionais em ráfia bordada à mão, conferindo maior dimensão e um toque de trompe l’œil.

PORCELANA

Para homenagear a predileção de Mellon pela porcelana, a de Gournay criou três linhas de serviço de jantar totalmente torneadas e pintadas à mão no seu estúdio em Jingdezhen, China.

O serviço de jantar em porcelana “Oak Spring” retoma a representação de flores a partir das obras de Charles Germain de Saint-Aubin, artista do Rei Luís XV, conservadas na Oak Spring Garden Library. Moldadas por uma borda externa de ramos florais exuberantes e uma borda interna com padrão de cesto trançado, cada flor central, pintada à mão e minuciosamente detalhada, pode ser escolhida entre mais de cinquenta espécies diferentes, sendo que muitas das quais eram favoritas da Sra. Mellon, incluindo papoila, gerânio e nígela.