Por a 9 Março 2023

Estampados botânicos, impressões em grande escala, o regresso dos anos 70 e o uso de papel de parede em lugares mais inesperados. Saiba o que todos vão ter nas suas paredes este ano…

Fotografia de entrada: Casamance

O vislumbre de uma nova estação é sempre um bom pretexto para uma remodelação em casa, ou pelo menos a alteração de alguma coisa. Muda-se as estações, muda-se a vontade e os gostos acompanham a tendência. Se está neste registo, este texto é para si.

Pense comigo, as paredes perfazem uma grande área no interior de uma casa e se quer afirmar uma identidade, elas são as grandes aliadas. Felizmente, hoje em dia colocar e retirar papel de parede é uma tarefa mais simples e ao alcance de um DIY, o que fica difícil, é mesmo escolher.

Para ajudar nesta árdua tarefa, fomos pesquisar quais as maiores tendências neste tema e descobrimos seis.

Decoração dopamina

SUSIE Q Wallpaper, da Mindthegap

A dopamina é um neurotransmissor ligado à sensação de prazer e motivação quando se encontra em níveis equilibrados. A chamada hormona da felicidade virou tendência na moda e agora, também na decoração. A ideia passa por usar as cores como catalisadores de felicidade e bem-estar, na criação de casas mais alegres. A tendência, naturalmente, estende-se aos papéis de parede, numa aposta em padrões e cores animadas, que potenciem alegria.

Riscas sim, mas onduladas

Double Inky Stripe, DA Milton & King

Uma vez que associamos com facilidade as listas onduladas ao mar, este é o padrão para quem quer introduzir fluidez em casa, bem como calma e tranquilidade. As tradicionais riscas foram substituídas por uma versão mais ousada, mas não menos válida.

Paredes como cenários

Saindo fora da versão padrão, em 2023 as paredes servem também para criar cenários. Graças a impressões de grande escala, uma divisão pode ganhar toda uma nova vida ou tornar-se num espaço temático com a ajuda desta tendência. Bastante transversal em uso, pode permitir criar uma selva num quarto infantil ou um bucólico jardim na parede da sala. Aqui, o único limite é a sua imaginação.

Back to 70’s

Mouvements, da Casamance

Os anos 70 e os padrões vintage entram pela casa dentro, o que se traduz em papéis de parede com geometrias, escalas maiores, cores vibrantes e formas sinuosas. Se está numa de regressar ao passado, este é o espírito. O vintage continua na moda, há que tirar partido disso.

Os eternos florais

Papel de parede panorâmico, La Redoute

As impressões com temas botânicos continuam no topo das preferências e também das tendências. A vontade de trazer para o interior um pouco de natureza instalou-se na pandemia e está para ficar. Existem em diversas cores, escalas e motivos.

Criatividade ao poder!

Uma das grandes tendências de 2023 é também colocar a sua criatividade a trabalhar e com ela criar espaços bonitos, utilizando, por exemplo, papel de parede em sítios inesperados. Como sugestão deixamos: forrar um armários, optar só pelas gavetas, nos degraus das escadas ou mesmo no teto. 2023 pede para arriscar e confiar mais na sua intuição.

Como limpar papel de parede?

Com o passar do tempo o papel de parede ganha pó e também manchas. A boa notícia é que muitos deles são laváveis e por isso, estão aptos a limpezas ocasionais. Mas como fazê-lo? Antes de mais, verifique se o papel de parede é lavável. Em resposta afirmativa, vai precisar de água morna e detergente neutro.

De seguida, encha um balde com a água e adicione algumas gotas do detergente. Misture até conseguir uma espuma consistente. Escolha uma esponja macia e mergulhe na água, retirando posteriormente o excesso. A limpeza faz-se de cima para baixo e lava-se a esponja em água limpa sempre que necessário. No fim, use um pano seco e limpo para retirar o excesso de humidade.

Se ainda assim houve manchas que persistiram, pode experimentar duas receitas caseiras: utilizando uma borracha branca ou miolo de pão para esfregar suavemente a mancha; ou fazer uma pasta de limpeza com bicarbonato de sódio e água.

0
Would love your thoughts, please comment.x