Por a 14 Fevereiro 2023

Humor e profusão de cores dominam a decoração do apartamento alugado pela arquiteta Guta Louro, em Midtown Manhattan (NY), antes de se mudar para Austin, no Texas, no fim da pandemia.

Projeto: Guta Louro / Fotografias: Romulo Fialdini / segundo memória descritiva

Antes de se mudar para Austin, no Texas, a arquiteta brasileira Guta Louro, 32 anos, morava em Midtown East (Manhattan, NY), num apartamento alugado de 48m2, cheio de personalidade e ainda mais colorido do que o atual, que merece ser mostrado aqui por várias razões.

Primeiro, porque casas verdadeiramente coloridas e vibrantes são cada vez mais raras de se encontrar e, quando bem pensadas, não só nos inspiram como também nos instigam a questionar padrões de décor.

Segundo, porque não seguir “a manada” exige capacidade de abstração, olhar artístico, gosto por velharias e afins e habilidade para juntar, mesmo num pequeno espaço, cores que parecem não combinar.

Nas mãos de Guta, o resultado é sempre surpreendentemente positivo. Não é à toa que ela batizou este projeto de “Tropicália”.

“O uso de cores vibrantes em profusão acabou por se tornar numa marca registada dos meus trabalhos e neste apartamento não poderia ter sido diferente. Queria que o humor estivesse presente nos detalhes da decoração e que o meu lar fosse uma distração para os meus convidados, que eles se interessassem e fotografassem, soltassem risos ou se identificassem com algo ali presente”, conta Guta, que apostou em tecidos macios, quentes e confortáveis, como o veludo, já que em Nova Iorque faz mais frio do que calor ao longo do ano.

Apesar de pequeno, o apartamento contava ainda com uma pequena área externa, onde a arquiteta criou um ambiente de estar super agradável, com direito a uma rede de apoiar no chão e um tapete colorido com estampado étnico, próprio para exterior.

Hoje, Guta divide o seu tempo entre o escritório próprio, que mantém em São Paulo, o Guta Louro Designs, e o escritório americano, Splice Design, com filial em Nova Iorque, Atlanta e Austin.

0
Would love your thoughts, please comment.x